Que venha 2017. O Ano da Inovação e da Transformação!

Iniciamos 2017 com uma nova campanha de trabalho: para o SEBRAE, o ano de 2017 será o “Ano na Inovação e da Transformação”

Faz-se necessário reportar-me ao final de 2015, quando tudo apontava que o ano seguinte – 2016 - seria um ano atípico e muitas dificuldades a serem enfrentadas; os indicadores econômicos e o cenário político sinalizavam que enfrentaríamos um mar revolto que poderia engolir os que não estavam preparados para surfar ou furar as ondas. Era um cenário de crise aguda, desemprego crescente, fechamento de empresas e recessão!

 

Neste ano que ora termina, vivemos o desafio de fazer mais com menos; de levar esperança num ambiente de forte pessimismo.  Tínhamos consciência que o SEBRAE seria uma “luz de esperança” para os pequenos negócios; com menos recursos financeiros e com um imenso desafio, foi preciso que fizéssemos no próprio SEBRAE o choque de gestão e de eficiência que tanto pregamos aos nossos clientes!

 

Foi nessa turbulência econômica e nesse cenário de crise instalada que trabalhamos neste ano, acreditando ainda mais na força transformadora dos pequenos negócios. Sabíamos que é exatamente nos tempos de crise que o papel do SEBRAE se torna mais relevante para o Brasil, para o Tocantins.

 

Nosso propósito é promover o crescimento de 78 mil negócios que são representados por mais de 50 mil microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, bem como levar orientação aos empresários e fomentar o empreendedorismo; acreditamos que é assim que surgirão novos empregos, melhoria da renda e maior desenvolvimento social e econômico! Essa é a nossa grande motivação!

 

Foi com essa certeza no coração que arregaçamos as mangas, reformulamos nossos métodos de trabalho, ampliamos as parcerias, criamos novas formas de atuação e procuramos nos aproximar ainda mais de nossos clientes. Com tudo isso - e não foi surpresa para nós - estamos fechando 2016 vibrando com os resultados alcançados, que foram extraordinários!

 

Neste ano o SEBRAE se fez presente em todos os municípios do Estado, por meio de nossas Unidades Regionais, instaladas em municípios Polos como Palmas, Araguaína, Gurupi, Araguatins, Dianópolis, Colinas, Guaraí, Porto Nacional, Paraíso e no Distrito de Taquaralto onde temos uma significativa concentração de pequenos negócios.

 

Mesmo com todas as dificuldades de 2016, conseguimos atingir números representativos que merecem registro: realizamos mais de 500 palestras, 430 oficinas de negócios, 35 mil orientações técnicas, 60 mil horas de consultorias e 155 mil informações aos pequenos empresários. Ao longo do ano, levamos aos nossos diversos eventos mais de 70 mil pessoas, difundindo informações de negócios, orientações empreendedoras e ações de responsabilidade social e ambiental.

 

A inovação esteve na nossa pauta de maneira muito especial, dando origem a Caravana da Inovação, ação em parceria com o Sistema FIETO, que percorreu as principais cidades com palestras de alto nível e debates com o empresariado tocantinense, alertando-os da necessidade de inovarem em seus negócios sob pena de assistirem seus negócios envelhecerem e agravar ainda mais a crise. O Programa SEBRAETec desenvolveu parcerias com dezenas de empresas, cujas mudanças impulsionaram os resultados com modernização das fachadas e ferramentas de gestão inovadoras, com investimentos do SEBRAE superiores a quatro milhões de reais.

 

Com nossas equipes de colaboradores diretos e com apoio de consultores externos, atendemos milhares de clientes tanto na cidade quanto no campo; foram ações com Pequenas Empresas, Micros Empreendedores Individuais, Sindicatos Rurais, Associações Comerciais, Bancos Oficiais, Federações, Universidades e ainda inúmeras Prefeituras Municipais, com iniciativas de apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios e fomento econômico. Nossas ações contemplaram atividades de comércio, varejo, indústria, serviços, turismo, artesanato e mais de quatro mil pequenos produtores rurais.

 

Trabalhamos com intensidade a ideia da busca da competitividade e da produtividade nos negócios, com a realização de “Dias de Campo” em fazendas, Exposições de Tecnologias em Feiras Agropecuárias, Feiras de Equipamentos e Máquinas e Feiras Comerciais, além de diversas Caravanas e Missões de empresários a grandes Feiras Nacionais dos mais diversos setores.

 

Além do fomento ao desenvolvimento dos negócios, ainda realizamos um incrível trabalho com crianças e adolescentes das redes de educação pública e privada, disseminando a cultura empreendedora; foram mais de 900 cursos de Educação Empreendedora em várias escolas do Tocantins, onde o SEBRAE capacitou professores e técnicos de educação para atuarem como multiplicadores de metodologias de educação para negócios. São jovens que passam a enxergar novas oportunidades de geração de renda, através da prática do empreendedorismo. E tudo bancado totalmente pelo SEBRAE e oferecido gratuitamente para os alunos e para as escolas.

 

Foi realmente um ano espetacular! É com esse espírito de dever cumprido que concluímos  2016 e iniciamos 2017 com uma nova campanha de trabalho: para o SEBRAE, o ano de 2017 será o “Ano na Inovação e da Transformação”; O ano da retomada do crescimento e da esperança! Sabemos que as dificuldades virão, mas temos cada vez mais a certeza que estamos no caminho certo! É por tudo isso que neste final de ano se renovam nossas esperanças de dias melhores para os pequenos negócios!

 

O SEBRAE segue firme em 2017! Mesmo porque quem vai transformar o Tocantins, SOMOS TODOS NÓS!

 

 

Omar Hennemann  é Superintendente do SEBRAE/TO.

 

Comentários (0)