Sexo: benefícios que vão muito além do prazer

Arrepios, calor, coração disparado e contrações involuntárias pelo corpo podem ser descritas como algumas das sensações percebidas pelo ser humano no momento em que ocorre o orgasmo. Conhecido como o ápice do prazer sexual, o orgasmo possui benefícios que vão muito além do prazer.

 

Durante o orgasmo entra em ação a endorfina, substância responsável pelas sensações de prazer. É o momento em que as células nervosas do cérebro “descarregam” a energia acumulada. Na mulher, ele provoca a miotonia, como se chama a contração de tecidos musculares, especialmente na região pélvica, em espasmos involuntários. Algumas mulheres liberam grande quantidade de líquido no momento do orgasmo, semelhante a uma ejaculação seminal masculina. O organismo feminino produz, ainda, outro hormônio, a ocitocina, que produz contrações do útero, favorecendo a entrada dos espermatozoides.

 

Mas o orgasmo pode ser uma experiência tanto física quanto psicológica. Ele ativa a circulação sanguínea, fortalece a musculatura pélvica – os músculos da bexiga, ânus, pênis e vagina -, deixa a pele com mais viço, melhora o sono e alivia dores de cabeça, de cólicas menstruais ou de origem reumática.

 

Na medida em que contribui para descarregar tensões, ele pode aliviar o estresse, melhorar o ânimo e o humor e aumentar a autoestima. Uma atividade sexual prazerosa também melhora a atividade renal, evita problemas na próstata e reforça o sistema imunológico.

 

Ter uma vida sexual ativa pode ser extremamente eficaz para sua saúde e bem estar. Mas existem inúmeros fatores psicológicos que inibem a satisfação sexual. Alguns dos mais presentes são: a rejeição ao parceiro sexual - por falta de desenvoltura ou até sentimentos de hostilidade; inibição para assumir o papel erótico; medo de perder o controle ou de engravidar; e até traumas psíquicos. Situações, estas, que se resolvem com acompanhamento e terapia sexual.

 

Sexo com prazer é saúde! Aproveite com o seu parceiro todos os benefícios que a atividade sexual pode te trazer.

 

Drª Natália Barros Lopes é médica pediatra e sexóloga, especialista em saúde do adolescente e pós-graduada em sexualidade humana pela USP-SP. É terapeuta sexual em Palmas (TO) - CRM TO 1587 e Brasília (DF) – CRM DF 20139 – site: www.nbmedicinasexual.com.br

Comentários (0)