Spider, a face desconhecida do campeão

Em artigo Antônio Bandeira fala sobre a luta entre Anderson Silva e o americano Chris Weidman. Segundo Bandeira " ficou implícito na fala de Anderson que ele aceitou a possibilidade de perder"...

Luta Spider x Weidman
Descrição: Luta Spider x Weidman Crédito: Da Web

O grande combate do UFC 162 na madrugada deste domingo, em Las Vegas, não teve o fim que muitos gostariam. Os fãs de Anderson Silva que o diga - Spider foi nocauteado por seu oponente, o jovem americano Chris Weidman, de 29 anos no segundo assalto da luta.

Tão logo o campeão caiu começaram os inevitaveis questionamentos e interrogações. Porque Anderson perdeu? Teria ele entregado ou vendido a luta? A arrogancia e postura que aparentavam subestimar ao adversário levaram o vencedor à perder?

São muitas perguntas. As quais apenas Spider poderia responder. E ele o fez.

Após o anuncio, os aplausos e a fala do novo campeão, Silva deu a sua versão para o desfecho da luta que lhe trouxe uma derrota depois de uma sequência de catorze vitória, dez em defesa de titulos. Ele disse que estava cansado, e que queria "voltar para casa, para a família". Afirmou ainda não querer revanche neste momento. Não deseja o cinto de volta. "Weidman é o novo campeão e todos devem respeitá-lo", acrescentou.

Além das palavras do lutador vencido, já reportadas aqui, achei interessante a referência que o mesmo fez aos Estados Unidos e aos fãs que possui lá. Spider afirmou que deve tudo que consquistou à nação americana, que o apoiou e fez campeão, dignificando agradecimentos.

Para mim ficou implícito na fala de Anderson que ele  aceitou a possibilidade de perder. Afirmou está cansado e pelo visto só deverá lutar as dez lutas que já estão com contrato assinado.

Pois bem, é bom que os inconformados se acalmem, pois, no jogo, vencer, é apenas uma das possibilidades. E desta vez Spider não contou com a sorte. Ela estava do lado de Chris. Mas Anderson se preparou durante quatro meses e lutou fazendo o seu jogo. Que não foi o melhor, e perdeu.

Mas, perder para o jovem americano não é de tudo ruim para o maior vencedor da história do UFC. Se considerarmos a gratidão que ele devota aos EUA, podemos assim concluir. Uma hora Spider perderia.  E essa hora chegou. Talvez ele nem quisesse perder, creio que não. Mas ele tem o direito de errar, e perder. E que isso não o faça menor para nós brasileiros. Afinal, ele ganhou mais do que perdeu.

Na vida é possivel perder mesmo quando tudo encaminha para ganhar. Se a vitória é sempre previsivel, a derrota, pelo contrário, sempre nos apanha de surpresas. O vencedor foi vaiado por perder. Se Weidman fosse o perdedor seria aplaudido. Nisto os americanos são melhores que nós, brasileiros: sabem valorizar seus ídolos. Até na derrota.

Spider Anderson foi, sim, grande. Todos o conheciam como vencedor, pois quase sempre venceu. Mas na derrota o campeão apenas revelou mais uma de suas virtudes. Ele também sabe perder. Sem abdicar a honra. Por isso, antes de apontar o dedo, vamos levantar as mãos, aplaudir nosso vencedor, e recebê-lo com abraço de volta ao Brasil. Ele merece!

Comentários (0)