Tomografia Cardíaca, um exame importante na prevenção do infarto do miocárdio

Crédito: Divulgação

A Tomografia Cardíaca, por meio do escore de cálcio das artérias do coração e da angiografia coronária, é um método diagnóstico não invasivo, com alta precisão na detecção de obstrução das artérias coronárias (DAC - Doença Aterosclerótica Coronária).

 

O escore de cálcio visualiza as placas que contêm mínimas calcificações, quantificando e avaliando o risco cardíaco. A angiografia coronária visualiza as obstruções de artérias do coração.

 

Pacientes que tenham obstruções leves (menos de 50% de estenose) têm um prognóstico progressivamente pior do que pacientes que apresentam resultados normais na Tomografia Cardíaca.

 

O estudo não invasivo permite detectar obstruções mínimas e iniciar uma prevenção precoce, conseguindo retardar a progressão da doença aterosclerótica. Pesquisas recentes demonstraram que pacientes submetidos a estudo e tratamento do coração com Tomografia Cardíaca têm uma taxa menor de infarto do miocárdio (fatal e não fatal).

 

O estudo escocês Scottish Computed Tomography of the HEART Trial (SCOT-HEART) abrangeu mais de 4.000 pacientes com precordialgia (angina) estável, aleatoriamente designados para fazerem Tomografia Cardíaca, além do atendimento, ou somente o atendimento de rotina. Todos os pacientes foram acompanhados por quase cinco anos.

 

Os pesquisadores concluíram que, no período em que durou o estudo, o acréscimo da Tomografia Cardíaca ao atendimento de rotina dos pacientes pesquisados levou a uma redução significativa do número de mortes por DAC ou Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), sem que a frequência de intervenção coronariana tivesse aumentado.

 

No contexto de consultório, nos pacientes com angina estável, as diretrizes internacionais propõem a Tomografia Cardíaca como o primeiro exame na pesquisa de obstruções das artérias do coração.

 

Dr. Andrés G. Sánchez

CRM-TO 2290

Cardiologista RQE 991

Hemodinâmica RQE 1.001

Tomografia Cardíaca no CDT - Centro de Diagnósticos Tocantins

Comentários (0)