Vença suas inseguranças, conquiste sua autoconfiança!

Definir o significado de insegurança, de uma forma bem simples, nada mais é, que a ausência ou falta de segurança. Na prática, é uma sensação de mal-estar ou nervosismo que o indivíduo apresenta ao perceber que se encontra ameaçado em um estado ou situação de vulnerabilidade.

É fato que a globalização e o mundo contemporâneo em que estamos inseridos nos trouxeram coisas boas e ruins. Fatores externos que enfrentamos corriqueiramente, tais como: instabilidade da economia, competitividade do mercado de trabalho, diversos papeis que desempenhamos vêm à tona nos indivíduos diversos comportamentos de insegurança.

As pessoas que desenvolvem um grau avançado de insegurança se tornam reféns do medo. Temem assumir uma postura mais assertiva na vida pessoal e profissional; apresentam dificuldades de expressar o que verdadeiramente sentem e pensam, a maioria das vezes, preferem passar despercebidas diante das situações; custam-lhes um sacrifício falar em público; geralmente têm dificuldades nos relacionamentos interpessoais, pois a timidez faz com que sejam rotuladas de arrogantes e “metidas”.

A insegurança, que na maioria das vezes é construída por meio da agregação de pensamentos negativos e crenças limitantes, traz prejuízos enormes, fazendo com que as pessoas se sintam incapacitadas de realizar seus sonhos.

Diante do viés que discorri até aqui, tenho uma excelente notícia. É possível sim, tratar a insegurança, seja a que enfrentamos quando vivenciamos novos desafios, ou, aquela tão enraizada que nos mobilizou e fez com que diversas áreas das nossas vidas deixassem de evoluir.

Nesse contexto, o coaching terapêutico que utiliza ferramentas do coaching e as técnicas da PNL (Programação Neurolinguistica), surge como forte aliado no trabalho de orientação para evolução do coachee (cliente), possibilitando transformações e seu autodesenvolvimento. Na PNL, Programação consiste na forma como reprogramamos e organizamos as nossas ideias no cérebro para produzirmos resultados. Neuro, explica que todos os comportamentos vêm de processos neurológicos, oriundos de nossos sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. E Linguística, significa usar a linguagem (verbal e não verbal) para comunicar nossos pensamentos e comportamentos. Diante desses pressupostos, o desenvolvimento das técnicas da PNL se dá na aplicação das ferramentas, ações e metas a serem alcançadas.

O resultado é extraordinário. Invista em você e se surpreenda a viver debaixo da sua autoconfiança. Está na hora de desconstruir esses “fantasmas”, e com isso, você descobrir a grandiosidade do seu verdadeiro potencial.

 

Dylbert Soares, Coach e Practitioner PNL

E-mail: coachdylbertsoares@gmail.com

Comentários (0)