CineSesc exibe filmes do Sesc Amazônia das Artes 2019

Primeiro a ser exibido será “Manuel Bernardino – O Lenin da Matta”, com sessões gratuitas às 19h nos dias 02 e 03 de agosto.

Nas unidades de Palmas, Araguaína e Gurupi.
Descrição: Nas unidades de Palmas, Araguaína e Gurupi. Crédito: Sesc Divulgação

Nas duas primeiras semanas de agosto, o CineSesc de Palmas, Araguaína e Gurupi irá exibir dois filmes selecionados para o Sesc Amazônia das Artes 2019. São eles: “Manuel Bernardino – O Lenin da Matta” (Brasil/2017), e “Marajó das Letras” (Brasil/2017), ambos com classificação indicativa livre.

 

O primeiro a ser exibido será “Manuel Bernardino – O Lenin da Matta”, com sessões gratuitas às 19h nos dias 02 e 03 de agosto. Informações pelo telefone (63) 3212-9915.



Confira a seguir, os resumos dos filmes, locais, datas e horários de exibição:

 

“Manuel Bernardino – O Lenin da Matta” – Filme sobre a trajetória de um líder camponês, espírita, socialista e vegetariano, durante a primeira metade do século XX. Conhecido como ‘O Lenin da Matta’, alcunha que lhe foi imposta pela imprensa da época, particularmente pelos jornais O Diário de São Luís e A Pacotilha, foi defensor dos fracos e oprimidos e, apesar de não ter sido de fato um intelectual como Lenin, lia sobre o socialismo, mostrando-se conhecedor da doutrina espírita. Sua história começa com a fome e a seca que o fizeram abandonar o Ceará e migrar para o Maranhão. A percepção das injustiças sofridas pelos trabalhadores rurais, assim como o contato com a doutrina espírita e o auge das ideias socialistas desta época foram cruciais para sua formação como líder político e espiritual. A linguagem narrativa que estrutura o filme foi construída a partir do conceito dos fluídos corporais – suor, sangue e lágrimas – por meio dos quais se compreende a trajetória do personagem. Assuntos que permearam sua vida são contados em imagens, depoimentos de familiares ainda vivos, professores, historiadores, outros pesquisadores e moradores do município de Dom Pedro.


A direção do documentário é de Rose Panet com 52 minutos de duração e a classificação é livre. 

Palmas, Araguaína e Gurupi: 02 e 03/08 – às 19h.

 



“Marajó das Letras” – A segunda etapa do projeto ‘Letras que Flutuam’ apresenta o documentário ‘Marajó das Letras’, que é fruto do mapeamento dos mestres pintores de barcos da ilha do Marajó, chamados abridores de letras. Este saber difuso pode ser encontrado ao longo dos rios da Amazônia, apresentando características locais. Como a pintura de letras de barcos representa a paisagem marajoara? Como essa paisagem é representada pelos abridores de letras? A diversas manifestações culturais que influenciam essa expressão artística: desde os tipos de embarcações às variadas técnicas de pintura de letras de barcos; das aparelhagens de tecnobrega ao do tradicional carimbó. Estas são algumas das características mostradas nesse curta que traz não só uma visão documental das letras decorativas amazônicas, mas também a poética por trás dos traços desses artistas, que flutuam nas águas do gigantesco arquipélago do Marajó.

O documentário tem a direção de Fernanda Martins e Sâmia Batista, 30 minutos de duração e classificação livre.

Palmas, Araguaína e Gurupi: 09 e 10/08 – às 19h.

 

 

O Sesc Amazônia das Artes é uma mostra que estimula e difunde a cultura amazônica, com o objetivo de promover a circulação da produção cultural dessa região, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, tendo o Piauí como convidado, devido à sua proximidade geográfica e identificação sociocultural.

 

Oferece uma programação extensa e variada que inclui música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, e oficinas. Desde sua criação, a coordenação do projeto é alternada entre os Departamentos Regionais do Sesc nos estados participantes, Tocantins (2008 e 2018), Pará (2009 e 2019), Amapá (2010), Mato Grosso (2011), Acre (2012), Piauí (2013), Maranhão (2014), Roraima (2015), Amazonas (2016), e Rondônia (2017).



Serviço:


Cultura – CineSesc Palmas, Araguaína e Gurupi
Ação: Mostra de Cinema do Sesc Amazônia das Artes 2019

Filmes:
“Manuel Bernardino – O Lenin da Matta” (Brasil/2017) e “Marajó das Letras” (Brasil/2017)
 

Datas:
02 e 03/08 (Manuel Bernardino – O Lenin da Matta)
09 e 10/08 (Marajó das Letras)
Horário: 19h
Entrada: gratuita
Classificação: livre

 

Informações: (63) 3212-9915

Comentários (0)