Professor lança livro que conta a história do mendigo milagroso de Araguaína

Obra é fruto de uma pesquisa histórica sobre um mendigo por nome Pedro, que viveu pelas ruas da então recém criada cidade de Araguaína...

Capa do livro
Descrição: Capa do livro Crédito: Divulgação

De autoria do professor da Rede Estadual de Ensino do Tocantins, Raylinn Barros da Silva, o livro Pedro Milagroso - o mendigo que virou santo será lançado na nesta terça-feira, 19, na GEP Livraria em Araguaína e no auditório da UFT (Universidade Federal do Tocantins) durante a abertura da Semana de História da UFT de Araguaína.

O livro é resultado da monografia de conclusão da graduação em história, defendida em 2006 no Campus da UFT de Araguaína pelo professor. A obra é fruto de uma pesquisa histórica sobre um mendigo por nome Pedro, que viveu pelas ruas da então recém criada cidade de Araguaína no início da década de 1960.

Segundo o autor o mendigo Pedro era tido como uma pessoa "desajustada" que ora era temido pela população, ora era admirado pelo seu jeito "diferente" de ser, pois vestia túnica como se fosse religioso, ora vestia roupas femininas como saia. Como bebia e "assustava" a população com seu comportamento "extravagante" foi assassinado de forma violenta e com resquícios de tortura.

Após a sua morte a população da cidade começou a atribuir-lhe feitos milagrosos. Sua morte o redimiu e há mais de cinco décadas é tido como santo popular, foi "batizado" com o sobrenome Milagroso, agora, Pedro Milagroso.

O escritor destaca que o livro buscou resgatá-lo no contexto que ele viveu. Através da pesquisa em fontes escritas e orais, buscou fazer a reconstrução desse "estranho" personagem que abalou os costumes e as tradições de uma sociedade conservadora e que estava em pleno processo de formação e afirmação de valores.

A pesquisa, hoje transformada em livro no âmbito da História Regional, já foi apresentada em diversos congressos de história e publicada em forma de artigo científico.

Sobre o Lançamento:
 
Acontecerá dia 19/11 (terça feira)
08:00 hs (manhã) na GEP Livraria em Araguaína
19:30 hs (noite) no auditório da UFT (Universidade Federal do Tocantins) na abertura da Semana de História da UFT de Araguaína

Dados do livro:
 
Título: Pedro Milagroso - o mendigo que virou santo
Autor: Raylinn Barros da Silva, graduado e pós-graduado em Ensino de História pela UFT de Araguaína, professor efetivo de História na Rede Estadual de Ensino do Tocantins.
Editora Kelps (Goiânia)
Vol.1, 110 páginas.

Comentários (0)