Óleo usado, recolhido na Agrotins, será doado para Fazenda da Esperança feminina

Foram coletados 60 litros de óleo usado pelos estabelecimentos durante a Agrotins. Doação será feita nesta terça, na sede da Fazenda da Esperança feminina, em Palmas

Pontos de coleta foram instalados na Agrotins
Descrição: Pontos de coleta foram instalados na Agrotins Crédito: Fernando Alves

O óleo de cozinha utilizado pelos estabelecimentos no ramo de alimentação, durante a 17ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2017), e recolhido, por meio dos pontos de coletas instalados pela Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), será doado para a Fazenda da Esperança feminina, em Palmas. A doação será feita na terça-feira, 23, às 14 horas, na sede da instituição filantrópica, região sul da Capital.

 

O técnico ambiental da Semarh, Ricardo Mendes, informou que, ao todo, foram arrecadados 60 litros de óleo, dos sete pontos implantados. “A ação faz parte do projeto de coleta de óleo de cozinha usado, executado pela Secretaria desde o ano passado”, explicou Ricardo. A ideia de levar o projeto até a Agrotins, segundo Ricardo, foi de aproveitar os restaurantes e as lanchonetes. “Em Palmas, temos três pontos que a população pode utilizar: um na sede da Semarh, outro na Secretaria de Estado da Administração e o outro no Naturatins [Instituto Natureza do Tocantins]”, destacou.

 

A doação do produto terá como destino a fabricação do sabão ecológico. “Já realizamos uma oficina para as internas da Fazenda, ensinando a fazer o sabão. Agora, vamos repassar o óleo de cozinha para que a Fazenda possa reforçar o que foi realizado no encontro”, disse o técnico.

 

A preocupação de iniciar a coleta de óleo de cozinha usado tem o objetivo de despertar a população para que o seu destino ocorra de forma correta, pois um litro de óleo é capaz de esgotar o oxigênio de até 20 mil litros de água.  É por isso que o resíduo usado não deve ser descartado na pia, pelo seu grande poder de contaminação. Afinal, em poucos dias, uma fina camada é formada sobre a superfície da água, bloqueando a passagem de ar e luz, impedindo a respiração da fauna aquática e a fotossíntese.

 

Projeto

 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável, desenvolveu o projeto de Coleta de Óleo de Cozinha Usado com pontos fixos, que recebem o material descartado. A ação integra o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O primeiro ponto foi implantado na sede da Semarh, o segundo na Secretaria de Estado da Administração (Secad) e o terceiro foi colocado no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A meta é implantar, ainda este ano, um total de 20 pontos de coleta apenas na Capital, além de outros municípios, como Paraíso e Palmeirópolis, que já formalizaram parceria com o Governo do Estado. 

 

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas nos telefones (63) 3218-2474 / 2425. 

Comentários (0)