100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

Ao todo 39 estabelecimentos penais e nove unidades socioeducativas aderiram ao Encceja PPL que visa atender aos jovens e adultos privados de liberdade que não concluíram os estudos na idade adequada.

Crédito: Seciju - Divulgação

Todas as unidades prisionais e socioeducativas do Tocantins assinaram o Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para realização do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e Para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens Sob Medida Socioeducativa (Encceja PPL).

 

Ao todo 39 estabelecimentos penais e nove unidades socioeducativas aderiram ao Encceja PPL que visa atender aos jovens e adultos privados de liberdade que não concluíram os estudos na idade adequada. O exame é uma oportunidade para obtenção dos certificados do ensino fundamental e médio, sendo a participação voluntária e gratuita.

 

Inscrições dos reeducandos e socioeducandos

 

As inscrições para o exame serão feitas por um responsável pedagógico designado pela unidade prisional e socioeducativa entre os dias 15 e 26 de julho. Para realizar as provas, o participante deve ter, na data da aplicação, o mínimo de 15 anos de idade, se desejar a certificação para o ensino fundamental, e pelo menos 18 anos para o ensino médio. As provas do Encceja Nacional PPL serão aplicadas em 8 e 9 de outubro. O responsável pedagógico também é incumbido de acessar os resultados e pleitear a certificação dos inscritos.

 

A responsável pela Assistência Educacional ao Preso e Egresso da Seciju, Renata Keli Duarte, contou que a Seciju trabalhou dedicadamente para que 100% dos estabelecimentos penais aderissem ao Encceja PPL e estabeleceu uma estimativa sobre a participação dos reeducandos. “No ano de 2018, 807 reeducandos fizeram o exame. Para este ano, estima-se que o número de participantes no exame chegue a 1.500 reeducandos”, prospectou.

 

Preparação para o Exame

 

O Encceja PPL será constituído de quatro provas objetivas por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. As provas de nível fundamental avaliarão as seguintes áreas de conhecimento: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (português ou espanhol), Artes, História, Geografia, Educação Física e a redação.  Já as provas de nível médio avaliarão as áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e a Redação.

 

Segundo Renata, para a preparação dos reeducandos serão disponibilizados materiais educacionais como apostilas e livros para serem utilizados com a finalidade que se preparem e obtenham um bom desempenho nas provas. “Também serão organizados pelos professores grupos de estudos nas celas para auxiliarem os apenados na preparação para a o Exame”, explicou.

 

Conforme a responsável pela realização do Encceja com os socioeducandos, Auricelia Cruz, no Sistema Socioeducativo está sendo organizada uma programação de preparação educacional nas escolas para os adolescentes em conflito com a lei, com previsão de iniciar em agosto e terminar em outubro, poucos dias antes do exame. “Na preparação para o exame, o destaque será dado a produção de redações, com dicas de temas e de escrita para que os socioeducandos consigam elaborar bons textos”, explicou Auricelia.

 

A reeducanda, A. S. S., da Unidade Prisional Feminina de Babaçulândia (UPF), de 23 anos, já participou do Encceja PPL e em 2019 prestará novamente o exame e está se preparando para as provas. “Estou estudando com o material da biblioteca da unidade e também compartilho com outras mulheres daqui, farei o exame para concluir o ensino médio e ingressar no ensino superior quando estiver em liberdade” vislumbrou. 

 

Aplicação das provas

 

As provas que avaliam o nível de conhecimento dos jovens e adultos privados de liberdade serão aplicadas nos dias 08 e 09 de outubro, nas 39 unidades prisionais e nove unidades socioeducativas. Para mais informações sobre o exame acesse o site do Inep www.inep.gov.br, ou entre em conato com a Gerência de Assistência Educacional do Preso e Egresso pelo telefone 3218- 2055 ou pelo telefone 3218-6701 da Gerência do Sistema Socioeducativo.

Comentários (0)