13ª Edição do Festival Chico recebe número recorde de inscrições

As mostras competitivas foram as que mais receberam inscrições, sendo 76,13% (453 filmes) na categoria Mostra Brasil e 10,42% (62 filmes) na Mostra Tocantins.

Chico acontecerá de 25 a 29 de setembro
Descrição: Chico acontecerá de 25 a 29 de setembro Crédito: Divulgação

Foram encerradas na última quarta-feira, 15, as inscrições da 13ª Edição do Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins (Chico). Nesta edição, o Festival recebeu um número recorde de inscritos: 595 filmes. As inscrições ocorreram de modo totalmente virtual, por meio de formulário preenchido na plataforma www.festivalchico.com. O Chico acontecerá de 25 a 29 de setembro, em Palmas (TO).

 

As mostras competitivas foram as que mais receberam inscrições, sendo 76,13% (453 filmes) na categoria Mostra Brasil e 10,42% (62 filmes) na Mostra Tocantins. As mostras não competitivas, Regional e Infâncias, receberam 7,89% (47 filmes) e 5,54% (33 filmes) das inscrições, respectivamente.

 

O número de inscritos surpreendeu a equipe técnica do Chico, como afirma a produtora do festival, Stella Antunes. “Nos surpreendemos com o número de inscritos, principalmente a adesão nacional ao Festival. Uma vez que sabemos que muitos festivais com renome e prestígio, a nível nacional, não conseguem alcançar tanto sucesso nas inscrições”, disse.

 

A 13ª edição do Festival Chico é realizada pelo Fundo Nacional de Cultura e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), sendo co-realizado pelo Centro de Imagem e Som (CIM). É realizado e produzido pela Jubalina Produções com produção associada de Produza Studio Criativo. Conta ainda com os apoios da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Mistika Post, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Serviço Social do Comércio do Tocantins (Sesc), MZN Filmes, Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE).

 

Premiação

 

Os filmes ganhadores pelo Júri Técnico na Mostra Tocantins serão premiados com o Troféu Chico 2018 nas categorias: Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Edição. Além da premiação com o troféu, o Júri Técnico concede o Prêmio Especial ao Melhor Filme da Mostra Tocantins, destinado ao produtor do filme, com uma Residência Artística Internacional em festival de cinema realizado no exterior em 2018. Este Júri também concede à Mostra Brasil o Troféu Chico 2018 para o Melhor Filme desta categoria junto à Residência Artística Internacional, sendo esta destinada ao Produtor ou Diretor do filme.

 

O Júri Popular, constituído pelo público espectador, escolhe o Melhor Filme em todas as mostras: Mostra Brasil, Mostra Tocantins, Mostra Infâncias e Mostra Regional. Os filmes com maior número de votos em cada exibição serão premiados com o Troféu Chico 2018. A empresa Mistika Post oferecerá um prêmio especial para o Melhor Diretor do Tocantins, sendo R$ 4 mil em serviços de pós-imagem.

 

Comentários (0)