18 pacientes são operados em mutirão de cirurgias do aparelho digestivo no HGP

Segundo o médico coordenador de cirurgias do aparelho digestivo do HGP, foram feitas quatro colecistectomias (retirada da vesícula), sete cirurgias de hérnia inguinal e sete de hérnia umbilical

Cirurgias eletivas foram realizadas no último fim de semana
Descrição: Cirurgias eletivas foram realizadas no último fim de semana Crédito: Josy Karla

Neste final de semana, sábado e domingo, 18 pacientes foram operados em um mutirão de cirurgias eletivas do aparelho digestivo no Hospital Geral de Palmas (HGP). Ação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a equipe do Hospital Geral de Palmas.

 

Segundo o médico coordenador de cirurgias do aparelho digestivo do HGP, Itágores Hoffman I, foram feitas quatro colecistectomias (retirada da vesícula), sete cirurgias de hérnia inguinal e sete de hérnia umbilical. “Com o avanço e difusão da cirurgia de videolaparoscópica, o procedimento é minimamente invasivo, de menor trauma cirúrgico, permitindo que o paciente se recupere mais rápido  e possa retornar às suas atividades, além de menor dor no pós-operatório e menor risco de complicações. É o que possui de mais moderno em todo o mundo”, declarou.

 

A diretora adjunta do HGP, Renata Duran, reiterou que, além de diminuir a lista de espera, o mutirão está focado na melhor assistência ao paciente que necessita do serviço de saúde. “Esse tipo de mutirão é extremamente relevante para a sociedade e usuários que estavam aguardando essa oportunidade. Foram liberados 18 leitos, temos os melhores equipamentos e a equipe realizou as cirurgias durante a madrugada. São cirurgias de pequena complexidade e minimamente invasivas, então, o paciente não precisa de um longo período de internação e a recuperação é acelerada, com alta rápida”.

 

A dona de casa Edilene Brito Gonçalves, de Pindorama, aguardava há um ano e dois meses a cirurgia de hérnia. “O problema incomodava muito na hora de fazer os serviços de casa, sinto muita dor quando pego peso e lavo roupa. Acredito que após a cirurgia consiga fazer tudo em casa”. O pedreiro Djano Santos, de 41 anos, morador de Palmas, também foi beneficiado pelo mutirão. “Eu já perdi muito trabalho por conta dessa hérnia, não conseguia pegar peso, desconforto pra levantar e abaixar. Estou feliz de poder fazer essa cirurgia e levar uma vida normal”.

Comentários (0)