272 pacientes aguardam cirurgia oncológica no HGP; Sesau diz que eles estão em casa

Sesau disse que pacientes têm recebido acompanhamento e estão cadastrados na espera por cirurgia eletiva; Para acelerar a realização dos procedimentos, Sesau diz estar trabalhando na ampliação do HGP

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) constatou que cerca de 270 pacientes aguardam por cirurgias oncológicas no Hospital Geral de Palmas (HGP), e protocolou uma recomendação pedindo a reavaliação dos pacientes que estão na fila de espera para o procedimento. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde os pacientes da Oncologia têm recebido acompanhamento e estão cadastrados no Serviço de Regulação Estadual, aguardando, em casa, a realização de cirurgias eletivas, àquelas indicadas pela equipe médica como não urgentes e que podem aguardar. 

 

A recomendação protocolada pela Defensoria Pública nesta terça-feira, 25, pede que seja providenciado, no prazo de 30 dias, um plano estratégico que garanta a oferta de cirurgias. A Recomendação da DPE destaca, ainda, que a demora pode ter agravado o quadro clínico, de forma que a intervenção cirúrgica deva ser imediata, por exemplo, com a mudança de procedimento eletivo para urgência; e que a apresentação do plano estratégico, com a devida gestão dos recursos humanos, pode dar uma solução à fila e evitar óbitos, já que muitos são pacientes com câncer e com riscos de maiores agravos.

 

Em nota encaminhada ao T1 Notícias na manhã desta quinta-feira, 28, a Secretaria de Estado da Saúde informou que alguns pacientes aguardam em casa e que o órgão está trabalhando na ampliação do HGP. “Os pacientes da Oncologia têm recebido acompanhamento e estão cadastrados no Serviço de Regulação Estadual, aguardando, em casa, a realização de cirurgias eletivas, àquelas indicadas pela equipe médica como não urgentes e que podem aguardar. Para acelerar a realização desses procedimentos, a Secretaria continua trabalhando na ampliação da estrutura do Hospital Geral de Palmas (HGP) com obras de ampliação do centro cirúrgico, de leitos de UTI e a entrega de 192 novos leitos”explicou.

 

Ambulatório

No dia 20, a equipe também vistoriou o Ambulatório Oncológico de Quimioterapia e foi constatado que recentemente foi regularizado o estoque dos medicamentos Zytiga mg, Anagrelina, Bicalutamida, Capecitabana, Anastrazol, Bortezomide e Trastusumabe.

Comentários (0)