Palmas, Tocantins -

Estado


Presença confirmada
805 visualizações

3º Edição do Congresso Libertas XXI terá participação da Fieto

O encontro visa debater os conceitos de liberdade e democracia nos diversos ambitos da sociedade por meio de dez conferências.
- Atualizada em
A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO participa nos dias, 27 e 28 de agosto, da 3º Edição do Congresso “Libertas XXI”. Com o tema “Liberdade e Democracia no Novo Século” palestrantes nacionais e internacionais refletirão sobre o tema nos dois dias de encontro. A abertura do evento acontece às 13h30min no Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins com a presença do Presidente do Sistema FIETO Roberto Pires.

 

 

Realizado pela Academia Brasileira de Filosofia o encontro visa debater os conceitos de liberdade e democracia nos diversos ambitos da sociedade por meio de dez conferências. Ao todo foram disponibilizadas 250 vagas para um público de filósofos, juristas, livre-pensadores, jornalista, sociólogos, autoridades e servidores do poder público, sociedade civil organizada, professores, pesquisadores e acadêmicos.

 

 

Em sua primeira edição no Tocantins, o evento será uma realização da Academia Brasileira de Filosofia em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), Instituto Faet (Ifaet) e Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o patrocínio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), SEBRAE Tocantins, Sistema Fecomércio e Souza Cruz, a 3ª edição também tem o apoio do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Tocantins e Rede Celtins.

 

 

Libertas XXI


O Congresso “Libertas XXI” é idealizado pela Academia Brasileira de Filosofia desde o ano de 2010, estando em sua terceira edição, as duas primeiras foram realizadas na cidade do Rio de Janeiro. A cada ano o evento reúne um time renomado de pensadores, filósofos, juristas, políticos, autoridades para debater e semear a liberdade. “A liberdade é a condição para o pleno desenvolvimento humano individual, institucional e nacional”, afirma o presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Professor Doutor João Ricardo Moderno.

 

 

Programação

 

Dia 27 de Agosto

 

13h30min – Abertura Solene

14h30min – Conferência magna de abertura: Liberdade e Democracia no Século XXI – Prof. Dr. Ives Gandra Martins

15h – 1º Conferência: A Liberdade de Imprensa como Fiadora da Democracia – Jornalista Merval Pereira

15h30min – 2º Conferência: A Liberdade Como um Valor Constitucional – Prof. Dr. Paulo de Barros Carvalho

16h – Intervalo

16h30min – 3º Conferência: Educação e Liberdade Pessoal – Prof. Nelson Mello e Souza

17h – 4º Conferência: Livre Iniciativa e Desenvolvimento Nacional – Min. Roberto Brandt

17h30min – 5º Conferência: A Liberdade como Instrumento de Justiça Social – Senadora Kátia Abreu

18h – Coquetel de Lançamento da 1º Edição da Revista Libertas, da Academia Brasileira de Filosofia.

 

Dia 28 de Agosto

 

9h – 6º Conferência: Liberdade Acadêmica e Desenvolvimento Nacional – Prof. Antônio Paim

09h30min – 7º Conferência: Democracia e Liberdade de Escolha – Prof. Dr. Dênis Rosenfield

10h – 8º Conferência: A Liberdade e a Imaginação Criadora na Literatura – Dr. Carlos Nejar

10h30min – Intervalo

11h – 9º Conferência: Liberdades Individuais X Interesses Coletivos: A Dialética da Democracia – Prof. Dr. João Ricardo Moderno

11h30m – 10º Conferência: Liberdade, A Crise do Pensamento e o Pensamento da Crise – Prof. Dr. Denis Trierweiler