3º Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais começou nesta sexta

O Enneguam tem como foco principal ouvir as necessidades dos guardas municipais de proporcionar aos participantes uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos

Evento segue até domingo e reúne representantes de 15 estados
Descrição: Evento segue até domingo e reúne representantes de 15 estados Crédito: Divulgação

“Palmas é pioneira na criação da sua Guarda Municipal, fato este ocorrido ainda em 1993, e desde então essa instituição, que já é um patrimônio da cidade, vem consolidando a sua posição e importância para a sociedade”, a declaração da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, foi dada durante a abertura do 3º Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Enneguam), que teve inicio na manhã dessa sexta-feira, 17.

 

Segundo ela, na Capital tocantinense conta com equipes atuantes no serviço rotineiro e também grupos especializados, que fazem a diferença nas rondas e na prevenção da criminalidade, levando tranquilidade para a população. “A relevância das Guardas Municipais é incontestável, pois esta instituição integra de forma complementar, a política de segurança de nosso País”, enfatiza.

 

O Inspetor chefe Florisvaldo Borges Leal destacou a importância de um evento como o Enneguam, que traz o tema “Segurança Pública começa aqui”, para cidade de Palmas e enalteceu que é com muito orgulho e satisfação que Palmas recebe os participantes. “Esse orgulho vem de um acúmulo de muitas vitórias que estamos colhendo principalmente depois da sanção da lei 13.022 que atestou e afirmou as guardas municipais como órgão integrado da segurança pública. “Precisamos cada vez mais de um trabalho preventivo. Precisamos de uma Guarda Municipal bem treinada, capacitada. Esse é um caminho que Palmas está trilhando”.

 

O secretário executivo da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Inspetor-chefe, Jocélio Santos, lembrou, durante a abertura do evento, como se deu a origem das guardas municipais com a criação da Constituição de 1988: “As guardas passaram a ser parte integrante da sociedade e de lá para cá os municípios puderam instituir os seus grupamentos tornando assim uma polícia próxima da sociedade, que atende a comunidade, firmando dia após dia o compromisso de proteger o cidadão de bem”.

 

Representantes de 15 estados também estiveram presentes na abertura do 3º Enneguam, entre eles o cearense André Betoso, integrante da Guarda Municipal da cidade de Belo Horizonte. Esse é o segundo encontro que participa e ressalta a importância da troca de experiências e interação com colegas de outros estados. “Esse é um momento que podemos nos capacitar e debater a importância das Guardas em todo território nacional”.

 

Há 22 anos atuando na Guarda Metropolitana de Maceió, o GCM Ricardo Rocha, está sempre nos encontros. Para ele, discutir a segurança de maneira mais ampla, trocando experiências e conhecimentos, é fundamental para traçar ações mais assertivas em cada cidade. “A Guarda tem se destacado em todo o Brasil, adotando iniciativas pioneiras que com certeza podem e devem ser compartilhadas para que outros municípios atinjam os resultados de práticas positivas que funcionaram em outros”.

 

O Enneguam tem como foco principal ouvir as necessidades dos guardas municipais de proporcionar aos participantes uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos. Nos três dias do evento acontecerão troca de experiências com capacitações, cursos e palestras. O Enneguam acontece até domingo, 19, na ETI GMP Eurídice de Mello, no  jardim Aureny III, em Palmas.

 

Participam desta edição guardas municipais de 15 estados e 54 municípios da federação entre eles e Alagoas, Bahia, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Amapá, Pará, além de várias delegações do interior do Tocantins.

Comentários (0)