6º Batalhão da Polícia Militar na região sul de Palmas tem novo comandante

Tenente-coronel João Leyde de Souza deixa o comando depois de quase três anos à frente da unidade, sediada em Taquaralto, região Sul de Palmas

 Troca de comando do 6º Batalhão da Polícia Militar em Palmas
Descrição: Troca de comando do 6º Batalhão da Polícia Militar em Palmas Crédito: Lucas Pereira.

A passagem de comando do 6º Batalhão da Polícia Militar aconteceu na manhã desta terça-feira, 10, na sede da unidade, localizada na região de Taquaralto em Palmas. Assume o comando do 6º BPM o tenente-coronel Abner Alves Martins e deixa o cargo o tenente-coronel João Leyde de Souza (De Souza), que assumiu o 1º BPM da Capital. "É uma honra comandar a segunda maior unidade do Estado. Espelho da PM Tocantins", agradeceu.

 

O evento contou coma presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, as deputadas Estaduais Vanda Monteiro e Luana Ribeiro, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, dentre outras autoridades civis e militares.

 

A solenidade teve início com a apresentação da tropa ao comandante-geral, feita pelo major Douglas Luiz da Silva, subcomandante do 6º BPM. Em seguida a Banda de Música da PMTO executou o hino nacional brasileiro. Diversas autoridades públicas e instituições privadas foram convidadas à frente para receberem o certificado de “Amigo do Batalhão”, por terem contribuído para o alcance de várias ações e com os bons resultados obtidos pelo 6º BPM, no período de 2017/2019.

 

Em suas palavras, o tenente-coronel De Souza, comandante substituído, agradeceu o apoio dos policiais militares que integram o 6º BPM, o apoio do comandante-geral e do governo do estado. O oficial destacou as principais ações realizadas na unidade durante os três anos de seu comando, como os excelentes resultados na repressão e na redução da criminalidade e da violência na região sul de Palmas e cidades circunvizinhas. Principalmente os crimes contra a vida, prisão de infratores, apreensão de armas de fogo, apreensão de drogas e recuperação de veículos e objetos produtos de crimes.

 

Tenente-coronel De Souza lembrou o apoio das instituições e órgãos da segurança pública federais, estaduais e municipal, que trabalharam de forma coordenada e sistemática com um objetivo claro de redução dos crimes na Região. “Realizamos a melhoria das instalações do Quartel com o apoio imprescindível do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Palmas a quem agradecemos, o governador Mauro Carlesse e a prefeita Cinthia Ribeiro. Com a construção do asfalto interno, academia de musculação e o início das obras da Base da Força Tática do 6BPM”, destacou o militar.

 

O comandante-geral presidiu o ato solene de transmissão da função de comandante do 6º Batalhão. Na sequência os comandantes substituído e substituto se apresentaram ao coronel Jaizon, depois de terem passado e assumido a função. Foi realizada ainda a leitura do currículo do tenente-coronel Abner que assume o comando da unidade. Seguindo o protocolo militar, os dois oficiais, substituto e substituído, passaram em revista à tropa do 6º BPM.

 

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, falou da importância do resgate da cidadania e reconstrução dos valores de sociedade no dia a dia: “temos que entender que a máxima do respeito seguida da admiração e que de fato constrói o amor, o amor pelos líderes que de fato governam um país, uma cidade, um estado, os nossos líderes que estão à frente dos comandos, das nossas forças de segurança, os nossos líderes e professores que estão dentro da sala de aula, devolvendo aos nossos jovens essa necessidade de reafirmação da construção de valores e tantos outros que buscam a construção de uma nação cada vez melhor. Meu muito obrigada pelo trabalho realizado e a todos que constroem um novo tempo na nossa capital Palmas” disse a prefeita.

 

Em seu pronunciamento, coronel Jaizon destacou o perfil inovador, comunitário e integrador do tenente-coronel De Souza, ressaltando os indicadores alcançados na redução dos índices de crimes contra a vida e o patrimônio, a reativação das patrulhas Escolar e Comercial, a criação das Patrulhas Rural e Maria da Penha, a reativação do Conseg, o fortalecimento da interação com órgãos das mais diversas esferas, dentre outros. Desejou sucesso ao novo comandante.

 

 

 

 

Comentários (0)