6º Batalhão finaliza curso de TCO com 100% do efetivo e 19% de termos lavrados no TO

As primeiras aulas tiveram início em junho deste ano, cumprindo o plano proposto pelo Comando, resultando no quantitativo de 207 policiais militares formados

Policiais durante o curso
Descrição: Policiais durante o curso Crédito: PM TO

Na noite desta sexta-feira, 20, ocorreu grande operação da Polícia Militar (PM), na região sul de Palmas, denominada Cidade Segura VII. Incorporada a ela, foram finalizadas aulas da 8ª e 9ª turmas do Curso de Lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) realizado no 6° Batalhão da PM.

 

Segundo a PM, a operação representa um marco, que agora passa a ter mais uma Unidade Policial Militar (UPM) com efetivo operacional, integralmente, formado e habilitado, conforme proposto no Plano de Curso de Lavratura de TCO, aprovado pela Portaria nº 017/2019.

 

Os cursos, realizados em série, e a nível operador, foram ministrados por policiais do 6° BPM, devidamente qualificados por instrutores da PM de Rondônia, que já utiliza o recurso, o qual se aplica a ocorrências de menor potencial ofensivo, nos crimes com pena privativa de liberdade não superior a dois anos, e as contravenções penais.

 

As primeiras aulas tiveram início em junho deste ano e cumpriram, fielmente, o plano proposto pelo comando do 6º BPM, resultando no quantitativo de 207 policiais militares formados, dos quais 25 são de outras unidades da PM.

 

Agilidade nas ruas

 

Do total de registros de TCOs pela PM em todo o estado, o 6° Batalhão alcançou 19% das autuações, graças ao empenho da tropa, devido aos benefícios que se alcança com esse procedimento. "O ganho se verifica pela agilidade nos atendimentos, pois sendo o policial o próprio autuador, não necessita ir à delegacia, que, muitas vezes, fica distante, para fazer o procedimento e pelo grande tempo no atendimento; assim, logo após o registro no local do fato, os militares retornam ao patrulhamento ostensivo e preventivo nas ruas.

 

Outro ponto positivo é que a confecção do termo, pelo policial, diminui a sensação de impunidade, por parte dos autores dos ilícitos, uma vez que as partes envolvidas já saem notificadas e com data certa para comparecimento em juízo. Nisso, a maior beneficiada é a sociedade, que passa a dispor de um atendimento mais ágil e mais qualificado", esclareceu o tenente-coronel João Leyde de Souza Nascimento, comandante do 6° Batalhão.

 

Formandos

 

Os 25 policiais militares de outras unidades, também formados no 6° BPM, são pertencentes a dois Grandes Comandos da PM, sendo: Comando do Policiamento Especializado - CPE, policiais lotados no Batalhão de Polícia Militar Ambiental  - BPMA; Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas -  BPMRED; Batalhão de Policiamento de Choque - BPCHOQUE; e Companhia Independente de Operações Especiais - CIOE; - do Comando do Policiamento da Capital, policiais lotados, 1° BPM (Palmas), 5° BPM (Porto Nacional) e 8° BPM (Paraíso), além do subcomandante deste Grande Comando, o tenente-coronel Ricardo Borges Ferrão.

Comentários (0)