Abertas inscrições para o Programa Voluntário Pela Natureza

O Programa tem como objetivo aproximar a sociedade do cotidiano das Unidades de Conservação, no sentido de promover maior sensibilização na conservação da biodiversidade, por meio de ação voluntária.

Crédito: Divulgação

O Governo do Estado do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), lançou o edital do Programa Voluntário Pela Natureza, que oferece 39 vagas, que serão distribuídas em atividades que ocorrerão no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), durante o ano de 2019.

 

O Programa tem como objetivo aproximar a sociedade do cotidiano das Unidades de Conservação, no sentido de promover maior sensibilização na conservação da biodiversidade, por meio de ação voluntária, do reconhecimento público dessa contribuição, incentivar e valorizar o trabalho voluntário, através de intercâmbio de experiências e ações entre os interessados em atuar na questão socioambiental.

 

As inscrições estarão disponíveis de 17 a 31 de maio de 2019 e somente poderão ser feitas via internet, por meio de formulário disponível no endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfr0-aBohtKDammMpMORbz69-_Wy2R7M5wDICw577dqD8XIDQ/viewform.

 

Com esta iniciativa o Instituto possibilita o ingresso de pessoas, que queiram, espontaneamente, colaborar com as ações desenvolvidas junto as Unidades de Conservação (UCs) do Estado. O Programa prevê a participação de qualquer cidadão, com idade mínima de 18 anos.

 

Durante as atividades, o voluntário selecionado irá contribuir em ações como o monitoramento da conduta dos visitantes, para garantir o cumprimento das normas de visitação, atuar na educação socioambiental, nas pesquisas, apoiar a equipe de brigadistas, o serviço de manutenção e recuperação de trilhas e sinalizações, participar de ações de recuperação de áreas degradadas, além de auxiliar na implementação de projetos de manejo das Unidades de Conservação.

 

Para participar o interessado deverá tomar conhecimento da Portaria do Naturatins nº 144, de 15 de maio de 2019, que dispõe sobre o programa Voluntário pela Natureza, ter conhecimento do edital vigente e aguardar a seleção e convocação. Para mais informações entrar em contato na Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas - Programa Uso Público, pelos telefones (63) 3218-2678 /  3534-1072 ou através do email voluntariopelanatureza@gmail.com

Comentários (0)