Ações de fomento ao turismo e artesanato são apresentadas aos moradores de Taquaruçu

Durante o evento foram apresentadas a Certidão Nacional de Artesão, oficinas de artesanato que serão ministradas no Centro de Convivência do Artesão e o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos.

Crédito: Divulgação

O governador do Tocantins em exercício, Wanderlei Barbosa, apresentou na noite desta quarta-feira, 17, ações de fomento e turismo aos artesãos e moradores do distrito de Taquaruçu, a 30 Km do centro de Palmas. Segundo o governador, o objetivo é capacitar os moradores para fomentar o turismo no distrito. 

 

Durante o evento foram apresentadas a Certidão Nacional de Artesão, oficinas de artesanato que serão ministradas no Centro de Convivência do Artesão e o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur). O Cadastur permite que os artesãos registrem até 15 atividades relacionadas ao turismo, como agências, hospedagem, camping ebtre outros. 

 

Na ocasição, o governador em exercício destacou que existem R$ 10 milhões para fomentar a economia dos pequenos produtores e outras vertentes. “Iremos discutir projetos importantes para fomentar a economia local e da região. Temos uma taxa de juros de 1% ao mês e podemos discutir a diminuição dessa taxa para 0,5%”, ponderou Wanderlei Barbosa.

 

Certidão de Artesão

 

O gerente de Fomento e Promoção da Cultura da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Álvaro Junior, explicou um pouco sobre a Carteira do Artesão. “A carteira é um documento que garante o reconhecimento do seu trabalho como artesão ou trabalhador manual”, afirmou.

 

Álvaro Junior também explicou que artesãos são aqueles que utilizam matéria-prima natural para a criação do produto, como cerâmica, fibra vegetal e madeira. Quem utiliza matérias industrializadas para construir produtos é considerado trabalhador manual.

 

O presidente da Adetuc, Tom Lyra, elogiou e agradeceu o governo pela iniciativa de fomento ao turismo e artesanato local. “Esta noite para mim é um orgulho. Vamos ter novamente o Rally dos Sertões, tivemos o Bota Pra Correr, no Jalapão, temos voo direto de Palmas para Recife. O mais importante é gerar emprego e renda para nossa gente”, afirmou o presidente da Adetuc, Tom Lyra. 

Comentários (0)