Acordo é firmado por Naturatins, CBH e Associação para recuperar vazão nos rios

O objetivo é buscar a elevação do nível das águas nos rios da região. As bombas de irrigação foram desligadas na sexta e voltaram a ser ligadas às 21h de ontem, 17, para uma primeira avaliação

Medida emergencia é adotada para recuperar vazão
Descrição: Medida emergencia é adotada para recuperar vazão Crédito: Foto: Naturatins

Medida emergencial acordada entre o Naturatins e os representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e da Associação dos Produtores do Vale do Rio Urubu (Avau), foi iniciada na sexta-feira, 15, para buscar a elevação do nível das águas nos rios da região. As bombas de irrigação foram desligadas na sexta e voltaram a ser ligadas às 21h de ontem, 17, para uma primeira avaliação. De ontem até o final desta safra, as bombas de irrigação deverão ser ligadas quando necessário e somente no período de 21h às 9h do dia seguinte. 

 

O setor técnico do Naturatins aponta que a permanência da captação constante tende a causar perdas em toda extensão agrícola da região da Bacia e nesse ritmo, não deve suportar a demanda até o final da safra. Então o uso racional das águas se torna necessário para o retorno da vazão nos mananciais.

 

De acordo com a gerente de Recursos Hídricos do Naturatins, Vanessa Sousa, o esforço vai contar com a sensibilização de todos os usuários de água. “Contamos com a colaboração de todos os usuários de água do Rio Urubu e região, para que possamos recuperar a vazão dos rios e garantir o final da safra existente, sem maiores danos ao meio ambiente e aos irrigantes”, esclareceu.

 

Ainda de segundo a gerente, cada integrante da reunião teve oportunidade de expor a sua realidade no período crítico de estiagem. “A decisão foi de consenso e os rios onde possui maior demanda de uso para atividade de irrigação estão sendo os mais prejudicados, com a falta de chuva dos últimos anos”, concluiu.

 

A escolha do horário noturno para a irrigação se baseou em estudos que apontam, que um menor índice de evapotranspiração nos projetos de irrigação da região e maior índice de absorção da água pelo cultivo. O horário proposto também vai facilitar o acompanhamento da fiscalização.

 

Em caso de dúvidas, a comunidade poderá obter mais informações, entrando em contato com a Gerência de Recursos Hídricos do Naturatins, por meio do telefone 63 3218-2644 ou do e-mail outorga@naturatins.to.gov.br. Para denúncia de crimes ambientais é preciso usar o canal sigiloso do Instituto por meio do Linha Verde 0800 63 1155, que funciona todos os dias.

 

(Com informações da Ascom/Naturatins)

 

Comentários (0)