Adetuc e BNDES ouvem comunidades e tiram dúvidas sobre audiências públicas

Nessa quinta-feira, 16, as comunidades Barra da Aroeira e Boa Esperança foram ouvidas pelos técnicos

Comunidades Barra da Aroeira e Boa Esperança foram ouvidas pelos técnicos
Descrição: Comunidades Barra da Aroeira e Boa Esperança foram ouvidas pelos técnicos Crédito: Adetuc/Governo do Tocantins

Os técnicos da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins (Adetuc) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizaram reuniões nas comunidades quilombolas do Jalapão nesta quinta-feira, 16.

 

Os encontros permitiram ampliar o diálogo, escutar as demandas e esclarecer dúvidas sobre o processo de participação nas audiências públicas referentes à concessão de serviços de turismo nas áreas pertencentes ao Parque Estadual do Jalapão.


A ação, que compõe as etapas das reuniões de esclarecimento que antecederão as audiências públicas, ocorreram nas comunidades Barra da Aroeira e Boa Esperança.  

 

O que diz a comunidade



Ao ouvir o detalhamento da proposta sobre a concessão, o morador da comunidade Boa Esperança Antonio Rodrigues da Silva, afirma que os esclarecimentos sanaram as dúvidas da comunidade, que está localizada no município de Mateiros. "Me tirou uma dúvida, abriu a nossa mente. Fiquei feliz, fiquei informado e terei todo o prazer de informar aos outros que não estiveram aqui", destacou.



O presidente da Associação Boa Esperança, Adão Ribeiro da Cunha, parabenizou a ação do governo ao dar transparência ao processo e ouvir as comunidades. "Um recado com clareza à nossa comunidade que estava com 'a cabeça a mil por hora', mas hoje nós dormimos tranquilos e transmitindo a mensagem às outras comunidades", declarou.



A superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, Maria Antônia Valadares, frisou que o diálogo com a comunidade tem sido uma das principais metas do do Estado e que as reuniões realizadas no momento tem como foco ouvir as comunidades e esclarecer a necessidade da participação nas audiências públicas que irão pautar a temática.

 

"Para nós do Governo do Tocantins, a transparência exige não somente informação disponível, mas também informação compreensível a todas as pessoas. Essa troca com as comunidades é de extrema importância, para que eles tomem conhecimento de todos os trâmites desse processo e possam participar ativamente das etapas, sendo ouvidos e pautando as suas necessidades dentro do processo de concessão", ressaltou ao mencionar a preocupação do governador Mauro Carlesse para que todos sejam ouvidos.

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