Adolescentes do Case de Palmas recebem curso profissionalizante de Serigrafia

O curso teve início nesta quinta e deve oportunizar a inserção no mercado de trabalho após os adolescentes cumprirem as medidas socioeducativas no Case

Adolescentes do Case recebem curso de Serigrafia
Descrição: Adolescentes do Case recebem curso de Serigrafia Crédito: Lauane dos Santos

Teve início nesta quinta-feira, 22, no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas um curso profissionalizante de Serigrafia para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no local. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado Cidadania e Justiça (Seciju) e a Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas).

 

O curso, ministrado pelo impressor serígrafo Carlos Henrique damasceno, será dado inicialmente para uma turma de 10 socioeducandos com aulas nos turnos matutino e vespertino, todos os dias da semana.

 

“Isso irá ajuda-los muito no mercado de trabalho e eles podem ser jovens empreendedores, algo que eu vou buscar ensinar aqui também, além das técnicas. A serigrafia não exige muito aparato tecnológico para ser produzida, precisa ter conhecimento técnico e aqui eles aprenderão isso e poderão levar para fora”, explicou o impressor serígrafo.

 

O curso terá aulas teóricas para que os adolescentes aprendam de onde surgiu essa técnica, sua importância, campo de trabalho e também terão a parte prática com a aprendizagem do manuseio das máquinas e as melhores técnicas para estampar camisas, objetos lisos, entre outros.

 

Outros adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa também terão a oportunidade de participar do curso que será dado integralmente para turmas de até 10 alunos.

 

Técnica

Serigrafia, também conhecida como silk-screen ou impressão a tela, é uma técnica de impressão à base de estêncil na qual a tinta é forçada através de um crivo fino para o substrato abaixo dela. A técnica é, muitas vezes, utilizada para impressão de itens de produção em massa como camisetas, cartazes e canecas. Hoje, as telas são desenvolvidas em poliéster ou nylon, finamente tecidas.

 

(Com informações da Ascom Cidadania e Justiça)

Comentários (0)