Agrotins 2021 é aberta com anúncio de Carlesse de crédito sobre isenção de impostos

O momento contou com participações do secretário da Seagro Jaime Café; da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina; e do presidente da Embrapa Celso Moretti

Crédito: Divulgação

A Agrotins 2021 foi oficialmente aberta nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 15, pelo governador do Estado Mauro Carlesse (PSL). Na ocasião, Carlesse deu um breve anúncio sobre a isenção de impostos, garantido para produtores rurais, que será revertida no Tocantins em crédito. Além do gestor, participaram do momento o secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café; da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina; e do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti.

 

Em resposta exclusiva ao T1, Jaime Café explicou um pouco do que se trata essa desobrigação de tributos e como será usado pelo agricultor. Refere-se a aplicação da Lei Kandir, que é a isenção do pagamento de ICMS sobre as exportações de produtos primários e semielaborados ou serviços, na comercialização de insumos agrícolas. 

 

A Lei Kandir estabeleceu que o ICMS é um imposto não cumulativo, ou seja, os contribuintes têm direito a compensação do valor do ICMS pago nas etapas anteriores da cadeia produtiva.

 

“O governador abreviou um anúncio que será feito pelo secretário da Fazenda (Sandro Henrique Armando). O produtor rural, ele tem direito a troca de crédito. Ele pode aproveitar o crédito de ICMS. Quando esse produto é vendido para fora do Estado, quando ele aproveita a Lei Kandir, muitas vezes ele não tem como fazer esse aproveitamento porque ele é isento, e o que o governo do Estado quer promover, e será bem detalhado pelo secretário, que ele possa aproveitar esse crédito na aquisição de equipamentos acompanhando sua necessidade”, disse ao falar também que o anúncio do secretário Sandro ocorrerá dentro da Feira. 

 

Antes do governador falar, a ministra da Agricultura mandou mensagem aos que acompanhavam a abertura da feira. “Queria estar presente, mas infelizmente não foi possível. Eu acredito no potencial do Estado, tanto na agricultura quanto na pecuária. o brasileiro moderno vai precisar das informações dessa Agrotins com o tema “'Agro 4.0: Tecnologia no Campo'. Em breve espero estar com vocês”, afirmou.   

 

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, em sua oportunidade de discurso, ressaltou que 115 centros de pesquisas da instituição irão acompanhar a feira. “As nossas unidades e centros de pesquisas estão hoje participando da Agrotins para falar da digitalização do campo, o uso de drones, sensores, e outras tecnologias . A Embrapa vai estar com vocês em stands apresentando tecnologias por meio de vídeos, publicações e podcasts”, garantiu. 

 

Expectativas 

 

Outro questionamento do T1 ao secretário Jaime, foi sobre como a versão digital pode atender o objetivo da feira, que é de compartilhar tecnologia e fomentar vendas. Ele garantiu que o Estado está fazendo o melhor possível nesse sentido. 

 

“Tem muito produtor que prefere subir no trator, vê a máquina, mas não que a digital não oportunize ele de tomar uma decisão. Até porque ele vai ter todas as condições que tem na presencial, as condições financeiras oferecidas pelas empresas, que estão fazendo promoções de fábrica, todas as condições que os bancos fazem de juros diferenciados, dos prazos diferenciados que o produtor possa acessar durante o evento. Então a gente tem a expectativa de fazer bons negócios”, disse.  

 

Para isso, o secretário menciona que foi um ano bom para a agricultura e para a pecuária. “A expectativa é que esse produtor esteja preparado para fazer uma troca de frota, de equipamentos, possa comprar um utilitário para fazer um deslocamento melhor para as fazendas, então há uma expectativa muito boa por parte das empresas, dos produtores e de nós, Governo”, garantiu. 

Comentários (0)