ANEEL anuncia reajuste tarifário anual da energia no Tocantins; média é de 14,78%

O reajuste vale para todos os clientes e varia de acordo com o tipo de cliente. No caso dos consumidores residenciais, o percentual é 13,68%

Foto: Divulgação
Descrição: Foto: Divulgação Crédito: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira, 28, o Reajuste Tarifário Anual de 2022 da Energisa Tocantins Distribuidora de Energia S.A (ETO). Com sede em Palmas, a distribuidora atende a cerca de 637 mil unidades consumidoras no Estado.

 

O reajuste vale para todos os clientes e varia de acordo com o tipo de cliente. O efeito médio percebido para todos será de 14,78%, incluindo cliente de alta e média tensão, a exemplo da indústria, que possui uma tarifa diferenciada. O percentual entra em vigor a partir de segunda-feira, 4 de julho.

 

De acordo com a Energisa, a correção tem como objetivo cobrir os custos referentes à compra de energia e da infraestrutura de transmissão, que leva energia para os estados. Na prática, a Energisa atua como arrecadadora para todo o setor elétrico. Os principais fatores que impactaram no percentual foram custos de geração e transmissão.

 

O reajuste tarifário anual é um processo regulado, previsto no contrato de concessão e acontece para todas as distribuidoras de energia do país. Do total da fatura, geradoras e transmissoras ficam com 33%, e mais 33% são referentes a encargos, tributos e impostos (ICMS, PIS/COFINS).

 

“De cada R$ 10 pagos pelo cliente, apenas R$ 3,50 ficam com a Energisa para investir em qualidade e expansão da rede. Para garantir agilidade e qualidade dos serviços para o cliente, é preciso comprar equipamentos, modernizar a rede elétrica, frota, além de pagar salários, benefícios e investir nos profissionais”, explica Bernardo Athayde, gerente corporativo de regulação econômica da Energisa.

 

O novo percentual vale também para os clientes de baixa renda, que continuam com o benefício de até 65% de desconto na conta de luz. “Importante destacar que os clientes classificados como baixa renda, precisam manter o cadastro atualizado para garantir o desconto. A Energisa faz busca ativa por famílias que possuam o perfil para aderirem à Tarifa Social. O resultado é que, em quatro anos, a distribuidora quase dobrou o número de cadastrados no Tocantins, passando de 56.488 em 2018 para 91.684 beneficiados até maio deste ano”, completa.

 

Confira as tarifas que entrarão em vigor na próxima segunda-feira:

 

 

 

*Matéria com informações da Energisa Tocantins e ANEEL

Comentários (0)