Ao entregar 96 novos leitos no HGP, Miranda diz que ampliação será finalizada em 2018

De acordo com o secretario de Saúde, Marcos Musafir, até o ano que vem todo o projeto de ampliação da unidade será finalizado, tornando o HGP um dos maiores hospitais públicos do país

Governador visita pacientes nos novos leitos do HGP
Descrição: Governador visita pacientes nos novos leitos do HGP Crédito: Nielcem Fernandes

O governador Marcelo Miranda entregou na manhã desta terça-feira, 21, mais 96 novos leitos no Hospital Geral de Palmas (HGP), destinados a atender pacientes de todo o Tocantins. A ampliação do número de leitos localizados no quarto andar do hospital conta com farmácia, Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulta e pediátrica, enfermarias de dois leitos e um banheiro próprio em cada quarto, conforme nova determinação do Ministério da Saúde.

 

Acompanhado pelo secretário de Saúde, Marcos Musafir, pela vice-governadora Cláudia Lelis, por deputados estaduais da base governista e deputados da bancada federal, o governador concedeu entrevista coletiva à imprensa, comemorando a ampliação e lembrando também dos hospitais do interior do Estado. Em maio deste ano também foram entregues outros 96 leitos, dando fim ao anexo provisório, as tendas, que eram utilizadas desde 2013.

 

“Estamos aqui hoje comemorando um momento de humanização, de poder entregar uma obra dentre tantas obras que ainda temos que entregar no complexo todo e acredito que até julho do ano que vem estaremos entregando todo o projeto original desse hospital. Os investimentos feitos pelo Estado estão aí, o retorno nesse hospital para que as pessoas possam se sentir confortáveis e bem atendidas pelos profissionais que aqui estão. Hoje é um dia importante para a saúde do Estado e até do Brasil, porque aqui atendemos pacientes de vários estados do país. Estou muito satisfeito em ver que a equipe tem o nosso aplauso, que possam continuar trabalhando bem, estar dando tudo de si”, comemorou o governador.

 

Atualmente, o Hospital Geral de Palmas conta com oito leitos de UTI; 26 de UTI Adulto; 18 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI); e 292 leitos de internação de especialidades clínicas e cirúrgicas.

 

Obra aprovada por pacientes

Gilvânio Alves Coelho está no HGP há cerca de 20 dias se recuperando de uma cirurgia de retirada de um rim. O paciente foi transferido recentemente para o novo leito e garante que as novas instalações são confortáveis e está sendo muito bem assistido no hospital. “Minha experiência aqui está sendo ótima. Comida boa, o quarto que eu estava antes era confortável e este também, banheiro grande, ar condicionado. Se eu pudesse ficava aqui até...”, brincou.

 

Hospitais do interior

Durante coletiva concedida à imprensa, Marcelo Miranda também comentou que está aguardando a liberação do financiamento para retomar as obras dos hospitais do interior e destacou o pleno funcionamento das unidades do interior do Tocantins. “Estamos aguardando a liberação do dinheiro do financiamento aprovado pela AL, em que serão destinados R$ 50 milhões para o hospital de Araguaína, e também para Gurupi. Liberando os recursos nós vamos retomar as obras de Gurupi. De qualquer forma, todos os hospitais do estado estão funcionando. Não está faltando medicamento como faltava, estamos abastecendo bem os hospitais”, garantiu.

 

Continuidade das obras

Na ocasião o secretário estadual de Saúde, Marcos Musafir, avaliou que com a ampliação o HGP se torna um hospital mais robusto e confiável, com plenas condições de em breve se tornar uma referência para a região norte do país. “Hoje o HGP se torna um hospital mais robusto, confiável, confortável, com foco no cidadão que necessite de internação hospitalar, com tratamento mais digno a população. As obras continuam, são 18 meses de obra até a conclusão do centro cirúrgico, da UTI nova com 60 leitos de adulto e 10 infantis, e a nova ala da emergência clínica e o centro de trauma. Concluída essa obra até o final do ano que vem, o norte do Brasil vai ter um dos maiores hospitais públicos do país funcionando a pleno vapor”, adiantou.

Comentários (0)