Ao lançar PAM em Formoso, governo anuncia novo programa: Pró-Município

Governo lança Programa de Assistência aos Municípios (PAM) em Formoso do Araguaia e anuncia novo programa voltado para a recuperação de travessias urbanas.

Governo lança novo programa
Descrição: Governo lança novo programa Crédito: Elson Caldas / ATN

Formoso do Araguaia, na região sul do Estado, distante 320 km de Palmas, recebeu nesta quinta-feira, 19, a 7ª edição do Programa de Assistência aos Munícipios (PAM). Mais de 179 mil pessoas, dos 18 municípios da região, poderão ver - em breve - as melhorias às estradas trazidas através das ações do programa do governo estadual. No lançamento, foi anunciado um novo programa que terá como foco a recuperação de travessias urbanas de rodovias.

Chamado de Pró-Município, o programa do governo do Estado relacionado à recuperação da malha viária levará melhorias em perímetros urbanos de rodovias. “O governo do Estado já vem fazendo, há muito tempo, uma ampla recuperação e operação tapa-buraco, que muitas vezes não dura quando iniciam-se as chuvas. O governo está pedindo aos prefeitos que façam projetos para o recapeamento dos trechos”, disse o secretário de Estado de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos.

No PAM, quatro patrulhas mecanizadas foram entregues para as ações nos municípios da região Sul do Estado. Cada patrulha é composta por uma motoniveladora, uma pá carregadeira, um trator de esteiras, uma retroescavadeira, dois caminhões caçamba, caminhão de abastecimento e mais equipamentos de manutenção. “Mesmo com ônibus novos, se nós não fizermos as estradas, continuam os problemas para alunos e professores. Por isso, o PAM é um programa inovador, revolucionário”, disse o secretário que representou o Governador Siqueira Campos em Formoso do Araguaia.

O prefeito de São Salvador, Charles Evilácio, conta que é grande a expectativa para a chegada das máquinas do PAM. O município que ele representa será atendido nesta etapa do programa. “Essa parceria do governo do Estado é fundamental porque para os municípios, é quase impossível fazer isso sem apoio”, destacou.

Para o produtor de soja, Amadeo Rocha, a realidade de caminhões quebrados pelas más condições das estradas vicinais ficará, em breve, no passado.  “A gente não pode pensar em produzir e não ter como escoar a mercadoria, que perde o valor. Sem dúvida alguma, essa iniciativa do governo vai melhorar as condições para o produtor rural, vai ser um grande benefício”, disse.

Qualidade de vida

O PAM é executado pela Agência de Máquinas e Transportes do Estado (Agetrans) em parceria com os municípios. Para o presidente da Agência, Kaká Nogueira, o programa está melhorando a infraestrutura das estradas vicinais, ajudando no crescimento da economia e do bem estar da população. “É o resgate da dignidade do pai de família, do produtor rural. Vem de fato para dar o apoio a esses municípios, uma vez que a situação deles é de uma dificuldade muito grande. Foi um programa muito bem pensado, muito bem planejado”, destacou.

Axixá, localizado a 584 Km de Palmas, é um dos municípios do Estado que já receberam as ações do PAM. Para o prefeito Auri-Wulange, que esteve no lançamento do programa na região Sul do Estado nesta quinta-feira, 19, a ação do governo levou dignidade aos produtores. “Conseguimos recuperar estradas, levar conforto aos alunos. Ver a felicidade estampada no rosto de cada um foi gratificante, foi um sucesso total”, disse o prefeito.

O programa

O PAM foi lançado em junho deste ano e iniciou as atividades em municípios da região do Bico do Papagaio. Com o compromisso de levar melhorias às estradas vicinais, mais de 7 mil Km já foram recuperados em todo o Tocantins.

Com o lançamento do programa em Formoso do Araguaia, o governo do Estado leva o PAM aos 139 municípios tocantinenses.

Comentários (0)