Palmas, Tocantins -

Estado


Prazo
448 visualizações

Apenas 6% dos gestores públicos prestaram contas de ordenador de despesas ao TCE

Prazo termina na segunda-feira, 2. Mais de 900 responsáveis pela administração pública ainda precisam encaminhar as informações ao Tribunal.
- Atualizada em
Reprodução

O último relatório emitido pelo sistema do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) nesta quinta-feira, 27, aponta que apenas 6% dos ordenadores de despesas (municipais e estaduais) enviaram as informações obrigatórias de contabilidade (prestação de contas) referentes ao exercício de 2019, ao Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública (SICAP/Contábil).

 

Isso corresponde a apenas 57 dos 947 gestores públicos responsáveis pelas compras e pagamentos de produtos e serviços na administração pública. O prazo para envio das informações termina na próxima segunda-feira, 2.

 

Entenda

 

Todo ano, os secretários de Estado, presidentes de autarquias, prefeitos, secretários municipais, presidentes de câmaras e demais gestores responsáveis pela administração do dinheiro público, devem enviar ao TCE/TO as respectivas prestações de contas, sob pena de sanções.

 

Para prestar um serviço com transparência, o TCE/TO permite que o cidadão possa acompanhar, pelo site do Tribunal, no link, a prestação de contas do seu município ou do Estado.  A Ouvidoria também é um canal de comunicação com a Corte de Contas à disposição da sociedade.