Após 30 dias, Assistentes, Técnicos e Analistas Socioeducadores finalizam curso

Alunos finalizam curso de formação
Descrição: Alunos finalizam curso de formação Crédito: Divulgação

Terminou na última terça-feira, 14, o curso de formação profissional dos candidatos às vagas de Assistente Socioeducativo, Técnico e Analista Socioeducador do Sistema Socioeducativo do Tocantins após 30 dias de aulas teóricas e práticas em modo presencial, em regime integral e sem recesso.
Os alunos farão a prova objetiva para certificação do conhecimento aprendido no próximo domingo, 19.


O curso, que teve sua aula inaugural no dia 15 de janeiro, aconteceu nos três turnos: manhã, tarde e noite, tanto no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), como no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e no Centro de Internação Provisória (Ceip) Masculina e Feminina de Palmas, em visitas orientadas para conhecimento da rotina das unidades.


Procedimentos como revistas, translato de adolescentes para atendimento médico ou audiência, auxílio na movimentação em postos internos, bem como procedimentos administrativos e apoio na segurança foram ensinados aos alunos pela equipe de socioeducadores e assistentes administrativos das duas unidades.

 

Para Naysângela Tenório, diretora de Políticas e Proteção da Criança e do Adolescente, o estágio auxilia no conhecimento e reconhecimento do Sistema Socioeducativo. “Eles puderam ver na prática como é a realidade das unidades e conhecer um pouco as atividades exercidas, o perfil dos socioeducandos para os quais dedicarão seu trabalho e também o local onde possivelmente atuarão. Eles puderam entender como será o trabalho e o comprometimento que precisarão ter”, explica a diretora.

 

Ela ainda explicou que esse primeiro impacto é essencial para que eles percebam o quanto gostam da política que trabalharão por um longo tempo. “A nossa única ferramenta é o diálogo, temos uma medida totalmente pedagógica e quando eles entendem e se dão bem com isso, significa estão prontos para entrar no Sistema, como pude perceber que muitos estão”, disse.

 

Cada turma fez um estágio de 24 horas semanais nas unidades, sendo 12 horas diurnas, para aprenderem os procedimentos diários e também 12 horas noturnas, em dias alternados, para conhecerem a rotina da unidade durante os dois turnos.

 

“O curso de formação foi bem intenso e produtivo no sentido de alinharmos conceitualmente teoria e prática e pensar em todos os envolvidos na medida socioeducativa para agirmos dentro das legalidades e fazer um trabalho mais efetivo nas unidades”, disse a aluna e psicóloga Daniela Fernandes, candidata ao cargo de analista socioeducador.


Em visita ao curso de formação, a secretária de Estado da Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, disse que espera que o curso esteja atendendo as expectativas dos candidatos e que está ansiosa para tê-los somados a equipe. “Para tudo que nós desenvolvemos é necessário ter gente que goste de pensar e realizar. Com vocês poderemos avançar ainda mais nisso e reforçar muito a Política da Criança e do Adolescente”, frisou.

 

Ela ainda enfatizou a importância do diálogo constante com os candidatos para que o concurso pudesse avançar e ser concluída mais uma etapa na formação dos futuros servidores. “Para que a parceria seja fortalecida é necessário dialogar e pensar juntos nas melhores maneiras de avançar. E é por causa dessa facilidade de conversar com todos que chegamos até aqui”, disse.

 

Grade

Dos mais de 400 participantes, 300 são para os cargos de técnico socioeducador, 80 para analista socioeducador e 52 para as vagas de assistentes socioeducativos. A grade curricular e o conteúdo programático foram estruturados por eixo e para isso foram considerados os conhecimentos, habilidades e valores básicos para o desenvolvimento das competências exigidas para o exercício das atividades profissionais dos cargos ao Sistema Socioeducativo.

 

Avaliação

A avaliação do Curso de Formação será composta por prova objetiva de caráter eliminatório para todos os cargos, aplicada pela Comissão Permanente de Seleção (Copese), no próximo domingo, 19, na Universidade Federal do Tocantins. Será considerado aprovado no Curso de Formação Profissional o candidato que obtiver aproveitamento mínimo de 50% dos pontos distribuídos na prova teórica, não zerar nenhum dos eixos previstos na grade curricular e tiver no mínimo 75% de frequência da carga horária do curso. O resultado final será divulgado no dia 10 de março.

 

 

(Com informações da Ascom Cidadania e Justiça)

Comentários (0)