Após acordo, acampados do concurso da Defesa Social deixam a Praça dos Girassóis

O acordo foi firmado em reunião do secretário da Seciju, Heber Fidelis, e o vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa.

60 dias acampados na Praça dos Girassóis
Descrição: 60 dias acampados na Praça dos Girassóis Crédito: Divulgação

Os candidatos aprovados no concurso da Defesa Social deixaram a Praça dos Girassóis, nesta quarta-feira, 3, após 60 dias no local reivindicando a nomeação dos aprovados que já realizaram o Curso de Formação. Eles estavam acampados no estacionamento da Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju).

 

O motivo do cancelamento da manifestação foi a sinalização de nomeação e posse de forma progressiva, tanto para o concurso do sistema penitenciário quanto para o socioeducativo, durante reunião do secretário da Seciju, Heber Fidelis, e o vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa, na última sexta-feira, 28, com os candidatos.
 

Conforme o secretário estadual e o vice-governador, a previsão é de que os aprovados do sistema penitenciário sejam nomeados posteriormente a alteração de projeto de Lei, que será enviada pelo Poder Executivo para a Assembleia Legislativa. Já para os candidatos do concurso socioeducativo, a previsão é de que sejam chamados, gradativamente, a partir de janeiro do próximo ano.

 

Espera

 

A reivindicação é para a nomeação dos aprovados no concurso público da Defesa Social de 2014, com lista de espera de 125 agentes do socieducativos e 162 agentes prisionais.Os candidatos são remanescentes do concurso realizado ainda no ano de 2014. Uma sentença judicial, de junho de 2017, estabelecia o prazo máximo de 120 dias para a realização do curso de formação e nomeação dos candidatos aprovados, efetuando gradativamente o desligamento dos servidores contratados. 

 

Em setembro de 2018, os candidatos foram convocados para o curso de formação, que aprovou 354 candidatos. Muitos deles deixaram seus empregos para fazer o curso, confiando na nomeação imediata.

Comentários (0)