Após baixa na operação, Granol quer aumentar produção de soja no Tocantins

Além do complexo industrial de Porto Nacional, a empresa conta ainda com quatro unidades armazenadoras e uma unidade comercial no Estado

Crédito: Divulgação

Após um período operando abaixo da capacidade, a Granol pretende dobrar sua produção em 2020 no Tocantins, com a industrialização de 400 mil toneladas de soja anual. A informação foi repassada pelos executivos da empresa ao secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, durante visita ao complexo industrial de Porto Nacional, realizada nesta sexta-feira, 28.

 

Segundo o gerente administrativo, Jordel Machado, a empresa industrializou no ano passado, 218 mil toneladas de soja, número  bem abaixo de sua capacidade instalada que chega a 750 mil toneladas/ano.  O gerente administrativo reiterou ao secretário Tom Lyra, durante a visita, que a meta da empresa para este ano é aproveitar a capacidade instalada para dobrar a produção de 2019. “Hoje precisamos da parceria público-privada, dos benefícios fiscais para continuar com os investimentos, continuar operando e crescendo no Estado”, afirmou.

 

Beneficiada com regime diferenciado de tributação desde 2005, a  empresa entrou com o processo de pedido de renovação do Tare (Termo de Acordo de Regime Especial ), que vence em setembro deste ano, junto à Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz).

 

A Granol iniciou sua operação no Tocantins em 2012. Além do complexo industrial de Porto Nacional, a empresa conta com quatro unidades armazenadoras que estão instaladas em Figueirópolis, Marianópolis, São Valério de Natividade e Porto Nacional e uma unidade comercial em Aguiarnópolis.

 

Considerada estratégica por estar instalada no centro do eixo de produção-exportação representado pela BR-153, a unidade industrial de Porto Nacional produz, a partir do esmagamento da soja, óleo degomado, biodiesel, licentina e glicerina, produtos que abastecem o mercado interno e externo. O secretário Tom Lyra conheceu as instalações do complexo industrial, que conta ainda com maior capacidade de produção de biodiesel do País.

 

O secretário Tom Lyra destacou a importância da operação da Granol  no Estado por contribuir com a arrecadação tributária e gerar emprego e renda. Atualmente, a unidade de Porto Nacional emprega 275 pessoas, sendo que a maior parte da mão de obra é local.

 

“A Granol reflete este momento econômico que o Estado do Tocantins vive que é favorável ao crescimento das empresas que aqui se chegam ou que estão instaladas, cujo objetivo principal, sem  dúvida, é a geração de emprego e renda.  O  Governador Mauro Carlesse  busca apoiar e incentivar empresas como estas que traz desenvolvimento e crescimento econômico ao nosso povo”,  afirmou o secretário.

Comentários (0)