Após curso, mais de 800 candidatos do Sistema Prisional fazem prova nesta 4ª

Já a formação para os 448 candidatos do Sistema Socioeducativo terá aula inaugural no dia 15 de janeiro e se estenderá até 15 de fevereiro de 2017, com aplicação da prova em 19 de fevereiro

Candidatos fazem prova após curso de formação
Descrição: Candidatos fazem prova após curso de formação Crédito: Fotos:Miller Freitas

Os mais de 800 aprovados no concurso da Defesa Social às vagas de Técnico em Defesa Social e Analista em Defesa Social, do Sistema Penitenciário do Tocantins, finalizaram as aulas do curso de formação profissional no último domingo, 18, após 30 dias de ensinamentos teóricos e práticos, e farão a prova objetiva para certificação do conhecimento aprendido nesta quarta-feira, 21. A avaliação será aplicada pela Comissão Permanente de Seleção(Copese), na UFT. Será considerado aprovado no Curso de Formação o candidato que obtiver aproveitamento mínimo de 50% dos pontos distribuídos na prova teórica, não zerar nenhum dos eixos previstos na grade curricular e tiver no mínimo 75% de frequência da carga horária do curso. O resultado será divulgado no próximo dia 23.

 

Já a formação para os 448 candidatos do Sistema Socioeducativo terá aula inaugural no dia 15 de janeiro e se estenderá até 15 de fevereiro de 2017, com aplicação da prova objetiva prevista para 19 de fevereiro e resultado final em 10 de março.

 

Curso

O curso, que teve sua aula inaugural no dia 15 de novembro, aconteceu em modo presencial, em regime integral, sem recesso, nos três turnos: manhã, tarde e noite, tanto no campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), como na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) e no Clube de Tiro Esportivo e Caça de Palmas.

 

Dos 844 participantes do curso de formação, 820 são candidatos ao cargo de Técnico de Defesa Social. Destes, 712 são do sexo masculino e 108 do sexo feminino. 24 pessoas estão concorrendo ao cargo de Analista em Defesa Social, sendo 17 mulheres e sete homens. Para o cargo de Técnico de Defesa Social a carga horária foi de 360 horas-aula, divididas em 24 horas de atividades complementares e 28 horas de aulas práticas, distribuídas em 29 disciplinas. Já para o cargo de Analista em Defesa Social a carga foi de horária de 240 horas-aula, divididas em 24 horas de atividades complementares e oito horas de aulas práticas, distribuídas em 26 disciplinas.

 

Os alunos tiveram aulas sobre Administração Penitenciária, Saúde e Qualidade de Vida, Segurança e Disciplina e Relações Humanas e Reinserção Social. “O curso de formação foi elaborado com a finalidade de capacitar os participantes para o pleno desempenho de suas funções para os cargos em que se candidataram e foi isso que nós, enquanto comissão, trabalhamos muito para garantir”, ressaltou o presidente da Comissão de Coordenação, Avaliação e Acompanhamento do Concurso, Ricardo Nogueira.


 

Após três semanas de aulas teóricas, os alunos do Curso de Formação começaram as aulas práticas com um estágio na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas e também aulas de manuseio de armas de fogo, no Clube de Tiro. As aulas aconteceram durante uma semana, do dia 12 ao dia 18 de dezembro, onde turmas diárias de aproximadamente 200 alunos passaram por todos os procedimentos de rotina feitos dentro de uma unidade prisional, durante 12 horas diurnas e 12 horas noturnas, em dias alternados. As aulas para a aprendizagem do manuseio de armas de fogo, ministradas Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) do Tocantins, também foram realizadas simultaneamente, com turmas alternadas de 100 alunos por vez, sob um regime de aproximadamente 10 horas diárias. 

 

O candidato Jeferson José Fernandes chegou até o fim do curso de formação e disse que está perto da concretização de um sonho. “Eu já fiz vários treinamentos e nesse curso todos os professores e instrutores estão muito capacitados. Formar mais de 700 pessoas em trinta dias não é um desafio aceito em qualquer lugar e com essa dedicação por parte de todos conseguiremos alcançar nosso objetivo [de entrar no Sistema Prisional]”, ressaltou, esperançoso.

 

 (Com informações da Ascom Cidadania e Justiça)

Comentários (0)