Após morte de peixes, ação pede interrupção de operações em barragem em Dueré

O pedido é do MPTO, que pede interrupção das operações de barragem em propriedade agroindustrial que resultaram na morte de peixes, em Dueré

Crédito: Divulgação

Na semana passada, foi registrada a morte de milhares de peixes em uma estação elevatória em Dueré, na região sul do estado. A barragem é utilizada para reter água destinada à irrigação de lavouras e fica dentro de uma fazenda. Em decorrência desse desastre ambiental, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) ajuizou neste domingo, 06, Ação Cautelar em desfavor da fazenda situada no local, que fica na Bacia do Rio Formoso e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).


 

De acordo com o MPTO, o intuito da ação é suspender, imediatamente, a atividade econômica de subirrigação da propriedade agroindustrial, interrompendo a retirada de água e a operação do barramento/elevatória, que supostamente causaram dano ambiental e resultaram na morte de peixes e espécies aquáticas no Rio Dueré, na bacia do Rio Formoso. Segundo apurado, o fato teria ocorrido entre os dias 27 de maio e 02 de junho, conforme inúmeras denúncias anônimas encaminhadas ao Ministério Público por meio da Ouvidoria.

 

 

Após a constatação da veracidade dos fatos, por meio de relatório preliminar da Polícia Militar Ambiental, que empreendeu vistoria in loco, foi proposta a ação cautelar, a pedido da Promotoria Regional Ambiental, para impedir o suposto dano decorrente da obstrução do fluxo hídrico pela barragem. A técnica de barramento é utilizada para a elevação do nível do rio, destinada a irrigação de lavouras.

 

O promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior justifica, na ação, que a utilização desse tipo de barramento tem o fim de armazenar recursos hídricos para serem utilizados no período de estiagem, portanto, requer que as atividades fiquem suspensas enquanto não forem garantidos a vazão ecológica, o funcionamento da escada de peixes e a desmobilização dos taludes (planos de terrenos inclinados), de forma a reduzir os danos ambientais.

 

Comentários (0)