ISAC desbloqueia leitos de UTIs após fornecedores iniciarem entrega de materiais

O desbloqueio dos leitos nos hospitais regionais de Araguaína e Gurupi, bem como do Hospital Geral de Palmas, ocorreram na manhã desta sexta-feira, 22

Crédito: André Araújo/Governo do Tocantins

O Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) informou nesta sexta-feira, 22, por meio de nota, que realizou hoje o desbloqueio de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de Covid-19 nos hospitais regionais de Araguaína e Gurupi, bem como do Hospital Geral de Palmas, para novas admissões. 

 

Conforme o ISAC, a  liberação aconteceu após os fornecedores iniciarem o processo de entrega de materiais e medicamentos. Disse ainda que procedeu na tarde desta quinta-feira, 21, a quitação da folha de pagamento da competência dezembro/2020 que estava em atraso. 

 

Entenda o caso

 

O ISAC, responsável por administrar leitos de UTI Covid-19 no Tocantins, bloqueou 17 vagas nos três maiores hospitais do Tocantins, o HGP, HRA e HRG alegando risco de desabastecimento de materiais. O Instituto afirmou que a iniciativa de bloquear os leitos se deu por “índices críticos de abastecimento, sendo prioritário garantir a assistência adequada aos pacientes já internados”.

 

O Instituto alegou também que informou o Estado a respeito do risco de falta de materiais, mas que os pagamentos desta competência estavam atrasados referentes a novembro e dezembro, além de atraso da folha de pagamento dos colaboradores. O Governo do Estado disse, em nota, que não havia risco de desabastecimento “quanto à prestação de serviços referentes aos leitos de UTIs Covid-19 nas unidades hospitalares públicas estaduais”. O Estado realizou o pagamento que estava em atraso nesta quinta-feira, 21.

 

ISAC

 

O Instituto Saúde e Cidadania é uma instituição sem fins lucrativos, terceirizada pelo Governo do Estado para que fosse possível a contratação de médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde com salários no valor de mercado. O Instituto também responde por leitos de UTI Covid-19 em Araguaína e Gurupi. Ao todo, o ISAC está responsável por administrar 30 leitos no HGP, 17 no HRA e 20 no HRG.

 

Confira a nota do ISAC e do Governo do Tocantins na íntegra:

 

NOTA ISAC - UTI's HRA e HRG

 

O ISAC - Instituto Saúde e Cidadania informa que realizou na manhã desta sexta-feira, 22 de janeiro, o desbloqueio de leitos das Unidades de Terapia Intensiva de Covid-19 nos hospitais regionais de Araguaína e Gurupi, bem como do Hospital Geral de Palmas, para novas admissões. A liberação aconteceu após os fornecedores  iniciarem o processo de entrega de materiais e medicamentos.

 

O Instituto informa ainda que procedeu na tarde de ontem, 21 de janeiro, a quitação da folha de pagamento da competência dezembro/2020 que estava em atraso.

 

Nota 

O Governo do Tocantins informa que foi pago ao Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), na manhã desta quinta-feira, 21, o valor de R$ 5.427.316,12, correspondente aos serviços prestados e estratificados pelas notas anteriormente apresentadas. Tal valor é suficiente para quitar eventuais folhas de pagamento inadimplidas, como também, retornar imediatamente as atividades pertinentes à Instituição, que cuida dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva Covid-19, no Estado. Vale ressaltar que, após a confirmação do pagamento, o próprio Instituto já declarou que iniciou o processo de compra de medicamentos e insumos, para reabastecer os estoques das UTIs Covid-19 nos hospitais regionais de Gurupi e Araguaína, bem como, no Hospital Geral de Palmas.

 

O processo de compra dos medicamentos e materiais para reabastecer o estoque das UTIs foi concretizado logo após o pagamento do Governo do Estado realizado nesta quinta-feira, 21, referente à competência de novembro de 2020. O Isac afirmou ainda que os leitos serão desbloqueados de forma imediata quando o estoque estiver abastecido.

Comentários (0)