Após presos pegarem sarna, Casa de Prisão de Paraíso passa por dedetização nesta 2ª

Após inspeção realizada na última quinta-feira, 21, defensores públicos realizaram levantamento que apontou 79,8% dos presos com os sintomas da doença infecciosa e transmissível

Presos infectados na CPP serão medicados
Descrição: Presos infectados na CPP serão medicados Crédito: Loise Maria/Ascom DPE

As instalações internas da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Paraíso, principalmente as celas, passam por dedetização durante toda esta segunda-feira, 25. Os trabalhos começaram às 8h30 e seguem até o final da tarde. A medida ocorre após o registro de casos de sarna entre os presos da unidade. Segundo o diretor da CPP de Paraíso, Wellson Rego da Silva, a higienização das celas ocorrerá durante todo o dia, devido à unidade contar com quatro pavilhões e a necessidade de os presos estarem fora delas durante os trabalhos, após movimentação deles para a área de banho de sol. “Os internos devem ficar fora das celas no mínimo por duas horas, devido ao poder tóxico do inseticida”, explica.

 

Nesta terça-feira, 26, serão realizados testes rápidos e, após a avaliação e o diagnóstico, na quarta-feira, 27, uma equipe médica estará na unidade prisional para medicar os internos infectados. Os trabalhos são realizados por equipes técnicas das Secretarias de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), da Saúde (SES) e da Prefeitura do município.

 

Para minimizar o excedente carcerário, a Seciju informou que quatro novas celas foram construídas e estão em fase de finalização para aumentar vagas na unidade, bem como a ampliação do alojamento dos internos em regime semiaberto. A CPP de Paraíso tem capacidade para 54 presos, mas conta, atualmente, com 318. “O Sistema Penitenciário e Prisional informa ainda que cadeias públicas que estavam desativadas no estado, também estão sendo reestruturadas, e ainda estão previstas as construções de novas unidades”, afirmou a Seciju.

 

Entenda

 

Após inspeção realizada na última quinta-feira, 21, pelos defensores públicos Arthur Luiz Pádua Marques e Letícia Amorim, a Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) informou que foi identificada uma epidemia de escabiose (sarna) na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Paraíso do Tocantins. O levantamento realizado aponta que 79,8% dos presos estão com os sintomas da doença infecciosa e transmissível. Os defensores públicos identificaram 254 detentos com os sintomas da escabiose.

Comentários (0)