Após saída de famílias de ocupação governo vistoria e aponta cenário de destruição

Imóveis no setor Jardim Taquari, Quadra T-23, em Palmas, estavam ocupados por cerca de 300 famílias até a quarta-feira, 26

Moradias foram desocupadas na última quarta
Descrição: Moradias foram desocupadas na última quarta Crédito: Washington Luiz

A equipe de engenheiros e arquitetos da Secretaria de Estado da Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sehab) encontrou, durante vistoria realizada nesta quinta-feira, 27, um cenário de destruição, com muita sujeira e objetos quebrados nos imóveis públicos dos programas Pró-Moradia e Prioritário de Investimento - Intervenções em Favelas (PPI), no setor Jardim Taquari, Quadra T-23, em Palmas, que estavam ocupados por cerca de 300 famílias até a quarta-feira, 26.

 

O Estado conseguiu, na Justiça, a reintegração de posse dos imóveis, após um acordo firmado durante audiência pública no Fórum de Palmas, com a Defensoria Pública do Tocantins (DPE) e representantes dos ocupantes. A partir da desocupação, o Governo está realizando uma vistoria para averiguar a situação dos imóveis e, em seguida, dar prosseguimento à conclusão dos programas habitacionais que atenderão, quando prontas, famílias que já estavam na fila e que atendem aos critérios estabelecidos em lei para aquisição das residências.

 

Um relatório com as informações sobre a situação das casas será entregue pelos técnicos da Sehab em 15 dias. Até lá, engenheiros e arquitetos farão o levantamento de tudo o que foi retirado ou destruído. Segundo a coordenadora da equipe, Renata Daher, os prejuízos terão de ser custeados pelo Governo. “Devido à situação de mau uso do bem público, o Estado acaba sendo onerado e tendo que investir mais dinheiro para refazer um trabalho que já tinha sido feito”, disse.

 

“Estamos aqui para analisar a situação física da obra. Nesta visita preliminar, identificamos que algumas casas estão bem deterioradas, sem portas, janelas e até sem telhados. Percebemos também que as instalações elétricas foram danificadas e presenciamos, durante a vistoria, pessoas carregando objetos dos imóveis”, finalizou Renata Daher.

 

Reunião nesta sexta-feira

Com o intuito de debater a situação das cerca de 50 das famílias que ocuparam área da T-32 no Taquari e denunciaram suposta violência por parte de equipe da Guarda Metropolitana na desapropriação da área, os defensores públicos Pedro Alexandre Conceição e Letícia Amorim se reuniram com o presidente de políticas habitacionais do Município de Palmas, Evercino Moura. Na ocasião foi agendada reunião de conciliação com a participação de representantes da Prefeitura de Palmas, Defensoria Pública e dos moradores para esta sexta-feira, às 11 horas, na sede da DPE-TO.

 

Os defensores públicos solicitaram informações quanto às denúncias dos moradores a respeito da retirada dos pertences, denúncia de uso de spray de pimenta que teria atingido uma criança, suposta violência por parte de guardas metropolitanos e acesso aos programas habitacionais. Foi questionado sobre o local onde foram depositados os bens das famílias, sendo solicitada a devolução dos mesmos. As informações por parte da Prefeitura serão apresentadas na reunião de conciliação.

Comentários (0)