Aprovado em concurso do Quadro Geral ganha direito a nomeação no Tocantins

A decisão de nomear o candidato foi proferida pela maioria do pleno do Tribunal de Justiça na sessão do último dia 20

Um candidato aprovado no concurso do Quadro Geral dos Servidores Públicos do Tocantins conseguiu na Justiça o direito de assumir sua vaga no certame. O candidato foi aprovado para o cargo de técnico em informática, no município de Taguatinga, ocupando o quarto lugar, conforme o edital publicado em 10 de dezembro de 2014, que disponibilizava duas vagas imediatas para a função e uma para o cadastro de reserva.

 

Porém, segundo a ação, os três primeiros colocados já foram nomeados, mas nenhum tomou posse no prazo legal, (Portaria nº 213, Diário Oficial do Estado nº 4.079; Portaria nº 1255, Diário Oficial do Estado nº 4.255 e Portaria nº 553, Diário Oficial do Estado nº 4.373), o que significa que as mesmas três vagas ainda estão em aberto.

 

Embora o candidato tivesse o direito de ser nomeado, o Estado ainda não o havia chamado para assumir a vaga. Com base nisso, por meio de um mandado de segurança impetrado pelo SISEPE-TO, a ação argumentou sobre as nomeações de comissionados. “Em razão da grande quantidade de desistências de candidatos aprovados dentro do número de vagas, ou seja, todos dos aprovados para o cargo, inclusive, em número maior do que a classificação do impetrante, resta clara a violação de direito líquido e certo do mesmo, devendo os impetrados procederem a sua nomeação e posse ao cargo de técnico em informática no município de Taguatinga”, requere o Mandado de Segurança.

 

A decisão de nomear o candidato foi proferida pela maioria do pleno do Tribunal de Justiça na sessão do último dia 20.

 

(Com informações da Ascom/Sisepe-TO)

Comentários (0)