Aprovados no concurso da Defesa Social devem tomar posse a partir de janeiro de 2020

Os candidatos que aguardam nomeação são remanescentes do concurso realizado ainda no ano de 2014 e que ficou parado por mais três anos.

Crédito: Reprodução

Os aprovados no concurso da Defesa Social só devem tomar posse a partir de janeiro de 2020, foi o que disse o Secretário de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Heber Fidelis, em resposta ao requerimento feito pelo deputado Júnior Geo (Pros) sobre o assunto. 

 

No dia 16 de junho, o deputado questinou o governador e os secretários da Cidadania e Justiça e da Fazenda e Planejamento sobre a demora em nomear os aprovados, tendo em vista que os 125 candidatos já haviam realizado todas as etapas do processo, inclusive o curso de formação

 

Em resposta, por meio da Seciju, o Governo informou que, por razões orçamentárias e financeiras, a posse só acontecerá a partir de janeiro do próximo ano. Em maio, 125 candidatos aprovados para o cargo de agente socioeducativo e 162 para o cargo de agente prisional ficaram acampados por cerca de 60 dias em frente à Secretaria em busca de uma resposta sobre as nomeações. 

 

Histórico

 

Os candidatos que aguardam nomeação são remanescentes do concurso realizado ainda no ano de 2014. Uma sentença judicial, de junho de 2017, estabelecia o prazo máximo de 120 dias para a realização do curso de formação e nomeação dos candidatos aprovados, efetuando gradativamente o desligamento dos servidores contratados.

 

Em setembro de 2018, os candidatos foram convocados para o curso de formação, que aprovou 354 candidatos. Em março a Seciju chegou a anunciar a nomeação de 202 aprovados. 

Comentários (0)