Árabes chegam ao Tocantins para conhecer viabilidade de investimento

Chiareloto conduziu a reunião.
Descrição: Chiareloto conduziu a reunião. Crédito: Governo do Tocantins - Divulgação

Um grupo de executivos do ABU Dhabi Fund for Development, dos Emirados Árabes Unidos, esteve na manhã desta segunda-feira, 24, cumprindo agenda na Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), em Palmas, a fim de conhecer e avaliar a viabilidade de investimentos no Tocantins.

 

Os árabes foram recebidos pelo secretário da Sics, Ridoval Darci Chiareloto, a quem demonstraram interesse na área do agronegócio, processamento de carne, grãos, piscicultura, avicultura e energia renovável e ainda em empreendimentos que já estejam operando ou projetos em estudo de viabilidade econômica no estado.

 

Segundo os executivos, o ABU Dhabi Fund for Development também está aberto a financiar projetos ligados à área de infraestrutura como estradas, pontes e barragens, através de PPP (Parceria Público-Privada).

 

“Nós percebemos que o Tocantins é um estado novo, assim como os Emirados Árabes, e por isso, queremos apoiá-los com os seus projetos”, afirmou o encarregado de negócios da Embaixada, Abdelrahman Almaazi, acrescentando que o grupo já tem mais de 5 bilhões de dólares investidos no País.  

 

Ao grupo, o secretário apresentou as potencialidades do Tocantins na área de logística, citando a Ferrovia Norte-Sul e seus seis pátios modais, sendo dois em operação (Porto Nacional e Palmeirante), além de portos fluviais que dão acesso ao Atlântico, aeroporto em plena operação e uma malha viária que permite acesso a todas as regiões do País.

 

Ridoval Chiareloto também destacou a localização estratégica do Tocantins, que faz divisa com seis estados da Federação, e que permite chegar a 41 milhões de consumidores num raio de 1.200 km. 

 

“O Tocantins está pronto para viabilizar qualquer empreendimento, e podemos oferecer mais que outros estados já que contamos com localização privilegiada, logística diferenciada, bons incentivos fiscais e terras abundantes disponíveis para exploração, “ ressaltou o secretário.

 

Ao longo do dia, mais reuniões devem ser realizadas com os investidores para aprofundar a negociação em relação a projetos que eles manifestaram interesse no Tocantins.

 

A reunião contou com a participação ainda do secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, do superintendente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo e do presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Alberto Mendes da Rocha. Integraram o grupo árabe os conselheiros de investimento Sharif Alsuwaidi e Tariq Obaid.

Comentários (0)