Arte leva esperança e tranquilidade aos pacientes do HGP

De acordo com o psicólogo de setor de Humanização do HGP, Arthur Dunck Oliveira, o projeto de ambiência segue a Política Nacional de Humanização.

A obra de arte é realizada pela artista plástica Ana Stella Sabillon
Descrição: A obra de arte é realizada pela artista plástica Ana Stella Sabillon Crédito: Nielcem Fernandes

Com objetivo de promover espaços físicos acolhedores, que propiciem mudanças na vivência do cotidiano hospitalar, está sendo desenvolvido nas dependências do Hospital Geral de Palmas (HGP) o projeto de ambiência, por meio de desenhos de obras de arte. A ação vem chamando a atenção dos acompanhantes, visitantes, pacientes e servidores que passam pela recepção da internação. A intenção do projeto é levar a arte nos principais locais da unidade como recepções, corredores, sala de acolhimento e outros.

 

A obra é realizada pela artista plástica, Ana Stella Sabillon. “Eu sempre observei que a arte era fechada para um público restrito das galerias. Eu comecei a pintar em espaços públicos, para que as pessoas pudessem evidenciar a sua presença. Espero que elas ao entrarem aqui no hospital, saiam do seu estado de espírito e mudem para um novo. Já tive diversas experiências em outro espaços, aqui  no HGP acredito que a arte  terá mais impacto. Gosto de envolver a participação das pessoas”, explicou.
 

De acordo com o psicólogo de setor de Humanização do HGP, Arthur Dunck Oliveira, o projeto de ambiência segue a Política Nacional de Humanização. “O intuito é fazer com que o ambiente hospitalar possibilite o ócio reflexivo e a fruição estética, sendo mais acolhedor e humanizado!", declarou.

 

O paciente Antônio Carlos passou pelo local e achou interessante, “gostei muito, é uma distração para quem passa por aqui”. Quem também aprovou foi à servidora do HGP, Maria Salete Rodrigues. “A arte passa mais tranquilidade e serenidade. Eu achei muito bom, tanto para o paciente, acompanhante e para nós servidores”, disse animada. Já a servidora Vera Divina ficou encantada, “achei maravilhosa, dá uma sensação de paz", contou.

Comentários (0)