Associação e Governo do Estado firmam parceria para gestão do Museu Palacinho

Medida objetiva uma gestão conjunta na preservação e difusão da cultura tocantinense

Crédito: Divulgação

A Associação Amigos do Palacinho e o Governo do Estado assinaram o Acordo de Cooperação Técnica que oficializa parceria na administração do Museu Palacinho. O documento foi assinado na segunda-feira, 11, na sala de reuniões da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia (Adetuc), pelo presidente do órgão, Tom Lyra, e pelo presidente da Associação, professor Francisco Gonçalves. A cerimônia de assinatura contou com a presença da diretoria da Associação, técnicos da Adetuc, representantes do setor artístico e do idealizador do movimento que resultou na criação da Associação, José Wagner Praxedes.

 

O Acordo de Cooperação Técnica oficializa a colaboração mútua para a manutenção, restauração e administração do museu, além do resgate e divulgação da história e cultura local. Francisco Gonçalves disse que “a Associação tem um trabalho imenso a realizar em busca da valorização e apoio à cultura tocantinense”, e agradeceu ao presidente da Adetuc o empenho em formalizar a parceria.

 

O idealizador do projeto de reestruturação do Museu Palacinho e da formação da entidade parceira do Estado na gestão do órgão, José Wagner Praxedes, enalteceu a assinatura do acordo como uma conquista. “O governador Mauro Carlesse acreditou e abraçou essa causa desde o início, quando planejamos, montamos a exposição Siqueira Campos, um Estadista do Setentrião Goiano ao Tocantins, e precisamos de um lugar para instalar os painéis que contam a história da luta pela criação do Estado”, lembrou Praxedes, destacando que o grupo Amigos do Palacinho foi formado na inauguração da exposição, no dia 20 de agosto de 2019. “A partir daí, reunimos os voluntários que abraçaram o projeto, formalizamos a Associação Amigos do Palacinho, e hoje comemoramos essa parceria”, disse.

 

O presidente da Adetuc, Tom Lyra, frisou que “preservar e difundir a cultura e as raízes populares do nosso Estado é um compromisso que foi firmado por toda a equipe da Adetuc e pelo Governo de Mauro Carlesse. Temos uma história de lutas e conquistas e devemos ter orgulho do que conquistamos e do futuro brilhante que tem sido plantado para as próximas gerações. Ninguém consegue conhecer a si mesmo e imaginar um futuro, sem antes conhecer a história que o trouxe até ali. Temos certeza que essa atuação conjunta será significativa e valiosa para a preservação desse espaço que guarda momentos tão ricos da trajetória do povo do Tocantins”, afirmou.

 

Primeira reunião

 

A primeira reunião da Associação Amigos do Palacinho, após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, aconteceu nesta terça-feira, 12, às 14h, no museu, para traçar o plano de trabalho anual que será apresentado ao Governo como medidas e ações de gestão do órgão.

Comentários (0)