ATM discute com o Comando Geral da PM a falta de efetivo nos municípios do Tocantins

A falta de efetivo policial é enfrentada por cerca de 40 municípios tocantinenses. ATM e PM debateram alternativas que podem atenuar a situação e a sensação de insegurança entre os moradores

Comando Geral e ATM deverão se reencontrar no dia 11 de abril
Descrição: Comando Geral e ATM deverão se reencontrar no dia 11 de abril Crédito: Foto: Divulgação/ATM

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, se reuniu com o Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Glauber de Oliveira Santos, nesta quarta-feira, 29, para discutir a falta de efetivo policial enfrentada por cerca de 40 municípios tocantinenses e as alternativas que podem atenuar essa situação, responsável pela sensação de insegurança entre os moradores locais.

 

Os anseios dos prefeitos quanto à falta de segurança policial foram apresentados no encontro pelo presidente da ATM. “Os gestores relatam o pequeno efetivo de policial em seus municípios, sendo que algumas cidades nem sequer há PMs nas ruas. Acreditamos que o remanejo de parte dos profissionais presentes nos setores administrativos podem minimizar o problema”, sugeriu Mariano.

 

Relatos

Assaltos em supermercados, correios e na lotérica da cidade tem sido recorrente em Porto Alegre do Tocantins, afirma o prefeito Rennan Cerqueira. “Apenas dois policiais fazem a segurança de Porto Alegre e Almas. Em nosso município há delegacia, porém sem efetivo policial”, relatou. Já o prefeito de Aliança, Coronel Tavares, lembrou que o “efetivo policial reduziu muito nos últimos anos, sendo que a reposição não acompanhou a saída de policiais militares”. Outros relatos foram apresentados no encontro pelos prefeitos Wesley Camilo (Centenário), Fernandes Martins (Figueirópolis), Zé Mario (Bandeirantes) e Onassys Costa (Jaú do Tocantins).

 

Agenda

O Comandante Geral reconheceu os problemas relatados e disse que os interesses da PM e dos Municípios convergem. “A Policia Militar está angustiada com a falta de efetivo nessas localidades, pois o nosso intuito é estar fortemente presente nos 139 municípios. Vamos elaborar propostas que busquem a reativação dos destacamentos policiais nessas cidades”, afirmou o Coronel Glauber.

 

Comando Geral e ATM deverão se reencontrar no dia 11 de abril para apresentarem proposta de parceria entre prefeituras e Polícia Militar que viabilizem maior participação e atuação de policiais nos municípios.

Comentários (0)