Atrativos do Jalapão registram aumento superior a 100% em visitação de turistas

​Conforme o superintendente de Turismo do Tocantins, James Possap, a chegada do asfalto que irá melhorar o acesso às belezas naturais e a qualidade de vida da população

Visitas ao Jalapão aumentam consideravelmente
Descrição: Visitas ao Jalapão aumentam consideravelmente Crédito: Whashington Luiz e Daniel Andrade

Segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) o turismo na Fazenda Triago, um dos pontos turísticos do Jalapão administrado pelo Governo do Tocantins, saltou de 4.556 visitantes durante todo o ano de 2012 para 11.635 neste ano - lembrando que esses dados se referem somente ao acumulado entre janeiro e outubro de 2017. Em apenas dez meses deste ano o número de turistas também já foi superior ao acumulado de todo o ano de 2016 (11.363 visitantes) na Fazenda Triago. De acordo com James Possap, superintendente de Turismo do Tocantins, a previsão é que o aumento seja superior ao registrado o ano passado que foi de 32%. O local é estratégico para o turismo do Jalapão e também bem emblemático, já que foi o local onde o colombiano Pablo Escobar utilizou como uma de suas residências na década de 90.

 

Outro atrativo que também vem registrando expressivo aumento no número de visitantes são as Dunas, que ficam localizadas dentro do Parque Estadual do Jalapão (PEJ). De acordo com os dados da Seden, o número aumentou de 6.464 turistas em 2012 para 14.495 em 2017, entre janeiro e outubro do ano corrente.

 

“Se você analisar os dados irá constatar que já recebemos, de janeiro a outubro deste ano, mais visitantes do que recebemos durante todo o ano de 2016, tanto na Fazenda Triago como nas Dunas. No mês de junho de 2016, por exemplo, foram registrados 698 visitantes na Fazenda Triago. Já neste ano, o número praticamente dobrou e foi para 1.238”, afirmou James Possap.

 

Pavimentação Asfáltica

 

Conforme o superintendente de Turismo, a chegada do asfalto que irá melhorar o acesso às belezas naturais e a qualidade de vida da população. “O Governo irá asfaltar o trecho que vai do município de Lagoa do Tocantins a Mateiros. Este percurso foi escolhido visando dar mais competitividade ao destino Jalapão e também pelo fato de haver um encurtamento nessa distância de cerca de 50 quilômetros, em relação ao percurso saindo de outros pontos”, explicou James Possap, informando ainda que serão pavimentados 200 quilômetros de rodovia e que o financiamento para aquisição dos recursos será assinado em breve com o governo federal e o órgão financiador, por meio do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). 

 

O superintendente explicou que a estrada que liga Ponte Alta a Mateiros será contemplada, a partir do ano que vem, com um Kit Manutenção do Governo do Tocantins, incluindo maquinários, que serão adquiridos por meio de emendas parlamentares impositivas da bancada federal do Estado, e farão os reparos e melhora da estrada. “Há alguns entraves para a pavimentação da estrada que liga Ponte Alta a Mateiros, dentre eles a questão ambiental, por isso ela não foi contemplada neste primeiro momento. Nós temos ali uma Unidade de Conservação Ecológica, onde fica a Serra Geral, local de total conservação, que não prevê nenhum tipo de ecoturismo, apenas pesquisas. Mas é preciso citar que o turismo nesta região não será afetado visto que ali existem atrativos referências que nunca vão deixar de sair do roteiro dos turistas, como as Dunas, Praia do Rio Novo, Cachoeira da Velha, entre outros”, pontuou Jaime Possap.

 

O superintendente credita também o aumento do fluxo de turistas na região as diversas formas de divulgação que são feitas tanto pelo Governo do Tocantins, como também pela internet e meios de comunicação. “Esse crescimento na região do Jalapão vem sendo crescente há alguns anos já, principalmente devido às produções de audiovisual que são gravadas lá. Mais recentemente, tivemos a equipe da Rede Globo que utilizou o Jalapão como cenário da atual novela das nove (O Outro Lado do Paraíso). Mas o Jalapão também já foi cenário de várias outras produções nacional e até internacionais, como o reality show Survivor; o Desafio em Dose Dupla; e o Largados e Pelados”, pontuou.

 

Cuidado Ambiental

 

James Possap ressaltou que atualmente uma das maiores preocupações do Governo do Tocantins é dar total atenção à questão da conservação ambiental da região do Jalapão. Para isso, o Executivo pretende melhorar a infraestrutura de vários locais e aumentar a fiscalização sobre os atrativos turísticos. 

 

“O Governo do Tocantins já tem algumas obras licitadas pelo Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS ) que visam dar sustentação a esse crescimento de turistas na região do Jalapão. Nós temos investimentos ali na Fazenda Triago, no atrativo da Prainha do Rio Sono e na Serra do Espírito Santo. Na Comunidade do Mumbuca, vamos implantar uma praça nos arredores da associação. Há também outros investimentos que estão em fase de licitação”, explicou o superintendente.

 

“Quanto à preservação da qualidade ambiental dos atrativos naturais, a Seden e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) possuem um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento do ecoturismo e turismo nas unidades de conservação do Estado e entorno. Para isso, várias ações já foram desenvolvidas como a questão dos agentes receptivos de turistas serem obrigados a fazer um processo de licenciamento junto ao Naturatins e também a uma fiscalização mais intensa nos atrativos particulares, notificando os que estão fora das especificações descritas na lei”, complementou James Possap.

 

Roteiros Integrados

 

Uma das ações que também irá colaborar para o fortalecimento do turismo na região do Jalapão é a integração de roteiros que serão oferecidos pelas agências entre os estados que compõe o Consórcio do Brasil Central, sendo eles Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia, Maranhão e Distrito Federal.

 

“Estivemos na semana passada em São Paulo participando da 18ª edição da Adventure Sports Fair, maior evento do gênero na América Latina. Lá estivemos juntos com os estados que compõe o Consórcio Brasil Central e apresentamos opções de roteiros turísticos integrados entre essas regiões, como a Jalapada que leva o visitante da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, ao Jalapão, no Tocantins. Além disso, participamos recentemente também na Assembleia Legislativa de uma audiência pública para debater essa questão do turismo, ampliando a discussão sobre o tema com a sociedade e com os membros daquela Casa de Lei”, concluiu James Possap.

Comentários (0)