Aumento de casos de violência contra a pessoa idosa preocupa e pede conscientização

Foram 656 denúncias de violação de direitos da população idosa no Tocantins, sendo 90 casos no município de Palmas, em dois anos

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Reprodução/Senado Notícias/Agência Alagoas

Além dos problemas enfrentados pelos idosos provenientes do novo coronavírus, muitos sofreram ou ainda sofrem violência doméstica na pandemia. Quem nos conta isso é a Simone Fontenelle da Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas-TO/COMDIPI.  “Infelizmente, a violência contra a pessoa idosa aumentou assustadoramente durante a pandemia. Com maior incidência de casos de violência dentro do próprio lar”, observa Simone.

 

O Brasil coloca essa situação mais em foco nesta terça-feira, 15, quando é marcado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. 

 

Fontenelle explica que o COMDIPI-Palmas/TO acolhe o idoso, por meio de denúncias ou conversando com a própria vítima, e depois encaminha a notificação a Rede de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, através dos órgãos: Ministério Público do Estado do Tocantins, Delegacia Especializada de Vulneráveis, Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Centro de Referência Especializada de Assistência Social/CREAS, dentre outros. 

 

A gestora da entidade menciona que de 2019 a maio de 2021, o Disque Denúncia 100, coordenado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, recebeu 656 denúncias de violação de direitos da população idosa no Tocantins, sendo 90 casos no município de Palmas. 

 

“A maior parte das denúncias diz respeito à negligência com os cuidados das pessoas com mais de 60 anos, seguido de violência psicológica e abuso financeiro. De março de 2020 a maio de 2021, os casos de violência contra a pessoa idosa tiveram um aumento significativo, infelizmente”, disse.

 

 As denúncias podem ser feitas através do Disque Denúncia 100, e-mail: comdipipalmas@gmail.com telefone: 63-99237-5215

 

Dia Mundial de Conscientização

 

Nesta data, conforme explica Simone, o mundo se mobiliza para a conscientização no combate a violência contra a pessoa idosa, para que toda a sociedade “olhe com cuidado, respeito, amor e apreço às pessoas que dedicaram suas vidas, e hoje, estão na fase da velhice, e necessitam de todo respeito”.

 

A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa e tem como objetivo promover uma reflexão a respeito das condições desse segmento da população, que tem sofrido severas violações de direitos ao longo da história.
 

Comentários (0)