Balé Popular do TO apresenta diversos ritmos de dança e agrada público em Palmas

Com o evento, comemorou-se o Dia Internacional da Dança, além de aproveitar para valorizar a cultura brasileira.

Balé Popular oferece aulas de dança gratuitas a estudantes de Palmas
Descrição: Balé Popular oferece aulas de dança gratuitas a estudantes de Palmas Crédito: Marcio Vieira / Governo do Tocantins

Mais de 200 artistas do Balé Popular do Tocantins se revezaram no palco do Serviço Social do Comércio (Sesc), da quadra  502 Norte, em Palmas, nos dias 21 e 22 de abril, em um espetáculo de dança que envolveu crianças, jovens, adolescentes. As canções foram representadas nas modalidades de Balé Clássico, Jazz e Dança Contemporânea. Com o evento, comemorou-se o Dia Internacional da Dança, além de aproveitar para valorizar a cultura brasileira.

 

No primeiro dia, foi a vez do espetáculo Brasilidade, que conforme Jefferson Marques, professor de dança, valoriza diversos ritmos musicais. “Queremos resgatar e valorizar a música brasileira nos mais variados ritmos”, ponderou.

 

Ana Vitória Pires Machado, bailarina, falou sobre suas expectativas para o evento. “Eu já danço há muitos anos, e cada vez que me apresento tenho uma sensação nova e única. Preparei-me muito para esta apresentação”, afirmou.

a

O espetáculo Brasilidade resgata canções que inspiram e respiram a cultura popular brasileira, valorizando os clássicos, como também as versões que os fazem sobreviver por gerações. As canções foram representadas nas modalidades de Balé Clássico, Jazz e Dança Contemporânea.

 

A música Beatriz, de Milton Nascimento, fez parte da festa, um grupo de meninas com trajes de cor vermelha coreografou o clássico que agradou a plateia. Com agilidade e leveza, as bailarinas conseguiram os aplausos da plateia composta por apreciadores da dança, pais e amigos.

 

Quem fez parte da plateia também foi Volei Sabini, pai de uma das bailarinas. Ele afirmou que o espetáculo colabora para a permanência da cultura. “Todo espetáculo ajuda a preservar a cultura, atém de contribuir para a formação de futuras bailarinas profissionais”, comentou.

 

Foram diversas as canções coreografadas destacando-se Maria, Maria, de Elis Regina; Aquarela do Brasil, de Gal Costa; O Cadilllac, de Roberto Carlos; Shimbalaiê, Maria Gadú; Salão de Beleza, de Zeca Baleiro.

 

A mostra Aqui se Dança levou ao público coreografias diversas, do Ballet Clássico às acrobacias do Hip Hop. Além do Balé Popular, a programação contou com a participação dos grupos: Injoy, Evidence Balé, The Jokers, Cia de dança da Escola Municipal Eurídice Ferreira de Melo e Cia de dança Anne Frank.

 

Daiany Alves Cortes Escravassini, mãe de uma das bailarinas infantis, afirma que é um orgulho trazer a filha para apresentar no espetáculo. “Minha filha veio representar, juntamente com as coleguinhas dela, a escola onde estuda. É uma emoção muito boa ver minha filha interagindo nos espaços sociais por meio da arte, especialmente da dança”, ponderou.

 

Jhemilly Parente Guimarães é bailarina e dançou hip hop. Para ela é uma satisfação participar do evento Aqui se dança. “Eu posso demonstrar meus sentimentos por meio da arte da dança. Ensaiei bastante para essa apresentação. Quero ser bailarina profissional”, disse.

A cada música apresentada, uma emoção diferente, que do início ao fim foi marcada por forte energia e muitos aplausos. Todas as partes do evento chamaram a atenção do público, inclusive as crianças com a coreografia da música infantil “História de uma gata”, de Vanessa da Mata, que fez referência à liberdade, inferindo-se que liberdade pode ser uma forma de riqueza que não depende de dinheiro.

 

Balé Popular do Tocantins

 

O Balé Popular do Tocantins é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, que oferece aulas de dança gratuitas a estudantes de Palmas em cinco polos: Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, Colégio da Polícia Militar de Palmas, Colégio Estadual Vila União de Tempo Integral e Colégio Rachel de Queiroz.  A meta da Seduc neste ano é atender cerca de 400 estudantes.

Comentários (0)