Balé Popular do Tocantins realiza 1ª apresentação do espetáculo “Cidade dos Porquês”

Primeira apresentação foi sucesso de público
Descrição: Primeira apresentação foi sucesso de público Crédito: Washington Luiz

Com auditório lotado, cerca de 120 dançarinos do Balé Popular do Tocantins apresentaram o espetáculo “Cidade dos Porquês” no Serviço Social do Comércio (Sesc), na noite de sexta-feira, 16, em Palmas. O público assistiu ao espetáculo nos estilos Ballet Clássico, Jazz, Danças Urbanas e Dança Contemporânea. O espetáculo será reapresentado no sábado, 17, duas sessões, às 18h30 e 20h30. Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível, na portaria do evento.

 

O Balé Popular do Tocantins é um projeto realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). De acordo com Marina Ponce, expectadora, os espetáculos da companhia contribuem para fortalecer a atividade cultural no Tocantins. “Eventos como este enriquecem e fomentam a cultura do Estado. Precisamos valorizar mais esse tipo de espetáculo”, destacou.

 

Carlos Fernando e Cristina Coelho estavam prestigiando as suas filhas Vitória e Talita Coelho, que são bailarinas. Eles destacam a importância do evento. “É uma forma de cultura que incentiva as crianças a amarem a arte. Elas precisam aprender mais sobre as diversas culturas, e a dança é uma forma de aprendizagem”, destacaram.

 

Segundo Jefferson Marques, coordenador do projeto, ao assistir às apresentações, o público tem a oportunidade de presenciar, por meio da arte, a expressão de temas do cotidiano. “Por meio da dança, responderemos a alguns porquês surgidos no nosso cotidiano, em um trabalho que representa o resultado do esforço de todos os dançarinos e professores. Queremos apresentar o melhor da dança ao público”, destacou.

 

Após assistir à primeira apresentação de final de ano da companhia, a Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana da Costa Pereira Aguiar, se encantou com o resultado e destacou a importância da arte para o fortalecimento da educação. “A educação se faz, também, por meio da valorização da música, da dança, do teatro e demais formas de expressão, alterando a rotina e despertando talentos que, sem este incentivo, poderiam se perder. Assistir a este espetáculo é comprovação de que vale a pena incentivar e investir nas nossas crianças e adolescentes. O talento, o esforço e a dedicação de cada um deles são exemplos para todos nós”, pontuou a secretária.

 

Apresentações

 

Até o dia 9 de dezembro serão realizadas 16 apresentações do Balé Popular do Tocantins com os espetáculos “Cidade dos Porquês”, “Memórias” e “Clássico dos Clássicos”, que envolverão os estilos Ballet Clássico, Jazz, Danças Urbanas e Dança Contemporânea.

 

A Cidade dos Porquês será reapresentada nas unidades de ensino de Palmas, para a comunidade escolar, nas seguintes datas: 22 de novembro, na Escola Vila União e Colégio Frederico Pedreira; e 30 de novembro, na Escola Rachel de Queiroz.

 

O espetáculo tem como inspiração para as criações coreográficas perguntas e questionamentos cotidianos. Através dos estilos do Ballet Clássico, Jazz Dance, Dança Contemporânea e das Danças Urbanas, a companhia se propõe a transformar perguntas e respostas em movimento expressivo. Participarão do evento os bailarinos dos polos dos Colégios Estaduais Rachel de Queiroz, Frederico Pedreira e Vila União.

 

Memórias

 

O espetáculo Memórias será apresentado nos dias 2 e 6 de dezembro, também no teatro Sesc de Palmas. Sessões: dia 2, às 20h; e dia 6, às 18h30 e 20h30. Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível, na portaria do evento. No dia 5, o evento será realizado na Escola Elisângela Glória Cardoso, para a comunidade escolar.

 

Resultado das propostas pedagógicas desenvolvidas em 2018, no polo da Escola Elisângela Glória Cardoso, a mostra “Memórias” envolverá cerca de 150 bailarinos.  Embalados por um repertório musical envolvente, com diversas modalidades de dança, os bailarinos levarão ao palco as memórias e momentos marcantes na vida das pessoas.

 

Clássico dos Clássicos

 

A mostra “Clássico dos Clássicos” será exibida de 7 a 9 de dezembro, no Teatro Sesc de Palmas. Dia 7, a apresentação será às 19h30. Já nos dias 8 e 9 serão duas sessões, às 18h30 e 20h30. No dia 30, o evento acontece no Colégio da Polícia Militar, exclusivamente para os estudantes e familiares, além dos servidores da unidade escolar.

 

Com cerca de 120 bailarinos, o espetáculo foi inspirado nos Balés de repertório e nos tradicionais musicais da Broadway. O público será convidado a viajar numa mistura cênica de contos, história, música e dança. “O Clássico dos Clássicos” terá diferentes interpretações e promete surpreender o público.

 

Os alimentos arrecadados com as apresentações serão organizados em cestas básicas e distribuídos pelos bailarinos a entidades que atendem famílias carentes no Estado.

Comentários (0)