Bancários fazem manifestação de alerta para greve geral da categoria

O Sindicato dos Bancários do Tocantins faz uma manifestação de alerta à população sobre uma possível greve da categoria a partir do dia 18 deste mês. A classe está em negociação salarial e ameaça parar caso as reivindicações não sejam aceitas.

Bancos podem entrar em greve
Descrição: Bancos podem entrar em greve Crédito: Assessoria

Os trabalhadores de agências bancárias do Tocantins vão fazer uma manifestação nos bancos localizados na Avenida JK , no centro de Palmas.

 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Tocantins, Célio Mascarenhas, a manifestação tem como objetivo alertar a população a respeito de uma possível greve geral da categoria que deve acontecer a partir do dia 18 deste mês.

 

Para Célio Mascarenhas, as negociações salariais com os banqueiros chegaram a um ponto decisivo e os patrões estão insensíveis para as reivindicações dos bancários. “Nosso objetivo é mostrar para a população a realidade dos bancários e alertar para o fato de, caso não haja acordo, a categoria vai parar a partir do dia 18”, informou.

 

Reivindicações

Entre as principais reivindicações da categoria está a contratação de mais funcionários. Segundo dados do Sindicato dos Bancários do Tocantins, houve redução de 30% do quadro de trabalhadores nas agências de 2011 para 2012, que tem provocado, entre outras coisas, filas nos caixas e queda na qualidade do atendimento.

 

O Sindicato dos Bancários exige também mais segurança dentro das agências. “Os bancos estão querendo eliminar as portas giratórias com detectores de metais. Isto é ruim porque vai aumentar a insegurança tanto para os bancários quanto para os clientes”, alertou Célio.

 

Entre os pontos da pauta de negociação com os bancos, o Sindicato incluiu também o aumento do salário de ingresso para os bancários e o fim do assédio moral e das metas abusivas.  De acordo com o presidente do Sindicato, com a redução do número de funcionários os bancos estabelecem metas cada vez maiores para os funcionários e fazem pressão para que estas sejam cumpridas.

 

A manifestação desta quinta acontece entre as 9h30 e meio dia.

Comentários (0)