Batalhão de Infantaria do TO realiza semana de eventos pelos 371 anos do Exército

As atividades começaram nesta quarta-feira, 10, e vai até o dia 19.

Crédito: Da web

O 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) – Batalhão Tocantins, sediado em Palmas, realizará diversificada programação alusiva ao Dia do Exército, que é comemorado no dia 19 de abril. As atividades começaram nesta quarta-feira, 10, e vai até o dia 19.

 

Consta da programação a visitação de escolas ao quartel, café da manhã com a imprensa, palestras em universidades e escolas de ensino médio e fundamental, doação de sangue e cadastro de doador de medula óssea, exposição de material e formatura geral da Organização Militar.

 

Visitas de Escolas ao Quartel

 

Alunos da Escola Infantil Pingo de Gente e da Escola de Tempo Integral Caroline Campelo – Duque de Caxias terão a oportunidade de visitar as instalações do 22º BI e assistir à exposição sobre o trabalho e o material individual utilizado pelo Soldado do Exército.

 

Café com a imprensa

 

Diretores e Jornalistas dos veículos de comunicação de Palmas participarão de um Café da Manhã no quartel do 22º BI. O encontro com a imprensa tem a finalidade de estreitar laços entre as instituições, de forma a ampliar o escopo de conhecimento entre ambas possibilitando a visualização de parcerias futuras em prol da sociedade tocantinense.

 

Além de confraternizar com os militares, os participantes assistirão à exposição sobre o trabalho e os Projetos Estratégicos do Estratégicos do Exército, sobre a implantação do 22º BI no estado do Tocantins e terão contato com uma Subunidade equipada em situação de apronto operacional, integrante a Força Planalto (FORPLAN), tropa de elite do Comando Militar do Planalto, empregada em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

 

Palestras

 

Serão realizadas palestras alusivas ao Dia do Exército, em Estabelecimento de Ensino Superior e Escolas de Ensino Médio e Fundamental, com ênfase para as formas de ingresso na carreira militar.

 

Exposição

 

Haverá uma Exposição de Material do Exército nas instalações do Shopping Capim Dourado, no período de 13 a 19 de abril de 2019, das 12:00 às 21:00 horas. Consta do projeto a exposição de uma viatura Agrale Marruá Militar, iglús, material operacional conduzido na mochila, uniformes, equipamentos de uso pessoal em ações militares, apresentação de vídeos e distribuição de material de divulgação alusivos ao Dia do Exército e formas de ingresso na instituição.

 

A abertura da Exposição será realizada no dia 13/04, sábado, às 19:00 horas com a presença da Banda do 22º Batalhão de Infantaria. O encerramento, também com atração musical, ocorrerá no dia 19/04, sexta-feira, às 19:00 horas.

 

Formatura

 

As comemorações culminarão com uma formatura geral dos integrantes do 22° Batalhão Infantaria, oportunidade em que ocorrerá a entrega da Medalha do Exército às autoridades agraciadas e a entrega de medalhas e condecorações aos militares da ativa. A solenidade contará com a presença de autoridades do Tocantins, de familiares dos militares e de professores e alunos de escolas de Palmas.

 

Por solicitação da direção da Escola de Tempo Integral Caroline Campelo – Duque de Caxias, será realizado o encerramento do Curso de Formação de Fiscais, com a entrega de certificados aos alunos da 8ª e 9ª série que concluíram o curso.

 

 

Comemoração

 

 O Dia do Exército é comemorado em 19 de abril, data da triunfante vitória luso-brasileira contra os holandeses no ano de 1648. A primeira Batalha dos Guararapes ocorreu nas elevações onde, atualmente, localiza-se a cidade de Jaboatão de Guararapes, no estado de Pernambuco. A luta ensejou a união de três raças: o branco representado pelo português, o negro, pelos africanos e o índio pelos nativos que aqui habitavam, consagrando o surgimento de duas instituições permanentes: A Nação Brasileira e o Exército Brasileiro. Prodígia de criatividade, ousadia e bravura, a primeira Batalha dos Guararapes é mais que um memorável feito militar de nossos antepassados. Na sua vitória, assentaram-se as raízes da nacionalidade e do Exército Brasileiro, que caminham juntos há 371 anos.

Comentários (0)