Bebê de Araguaína passa por cirurgia cardíaca no Rio e deve retornar ao Estado

A bebê de quase 3 meses foi submetida à cirurgia cardíaca no Rio de Janeiro porque o procedimento não é realizado no Tocantins. Geycy Vitoria passa bem e deve retornar em breve para Araguaína

Mãe e filha aguardam para retornar ao Tocantins
Descrição: Mãe e filha aguardam para retornar ao Tocantins Crédito: Foto: Divulgação

Geycy Vitoria Silva Conceição, de quase três meses, precisou ser transferida para o Hospital Regional de Araguaína (HRA) assim que nasceu por causa de uma cardiopatia com indicação de cirurgia. O procedimento, no entanto, não pôde ser realizado, pois não há especialistas para este tipo de procedimento no Tocantins.

 

A Secretaria de Estado da Saúde viabilizou uma vaga para a menina no Centro Pediátrico da Lagoa, no Rio de Janeiro, e providenciou a transferência. A cirurgia cardíaca foi realizada esta semana no Centro Pediátrico da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e correu como esperada. A pequena Geycy Vitoria está se recuperando e passa bem.


"A dedicada equipe da Secretaria de Saúde, em especial a da Regulação, tem trabalhado em todas as áreas de forma incansável na busca do tratamento a todos que necessitam de assistência especializada.  É fato que o Estado ainda não possui várias especialidades, mas esta é a determinação do governador Marcelo Miranda, que define a Saúde da população como prioridade de Governo e deu todo apoio para viabilizarmos o tratamento da Geycy, assim como de tantas outras pessoas que necessitam", disse o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir.

 

Moradora de Muricilândia, a mãe de Geycy Vitoria, Luciene Silva, se diz a pessoa mais feliz do mundo. "Quando descobri que minha filha tinha problema, parecia que meu coração ia saltar para fora do corpo. Mas nunca deixei de acreditar que minha filha ia conseguir fazer a cirurgia. Ela está bem, gulosa e eu estou doida para poder levar pra casa", conta Luciene Silva, que mora em um sítio no Norte do Tocantins com o vaqueiro Francemildo Bezerra da Silva e mais dois filhos: Renato (8 anos) e Luana (3 anos). Agora, tudo o que ela quer é poder reunir os três filhos em casa.

 

A Secretaria de Estado da Saúde conseguiu mais uma vaga no Centro Pediátrico da Lagoa. Tão logo Geycy Vitoria retorne ao Estado, uma outra criança irá ser levada ao Rio de Janeiro para passar por cirurgia cardíaca.

 

Números da cardiopatia 

Por ano, nascem no Brasil cerca de 24 mil crianças com cardiopatia congênita, sendo que pelo menos 16 mil precisarão de intervenção cirúrgica. Para se ter uma ideia, no Rio de Janeiro, onde há diversos especialistas neste tipo de procedimento de alta complexidade, o déficit é de cerca de 350 cirurgias por ano, um desafio para todo o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

(Com informações da Ascom Sesau)

Comentários (0)