Boletim desta sexta-feira informa 71 novos casos da Covid-19 no Tocantins

Os 71 casos foram registrados em 13 municípios do Estado. Araguaína foi a cidade com maior número de casos confirmados nesta sexta-feira, 8, contabilizando 31 infectados pela doença.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que nesta sexta-feira, 8, foram contabilizados mais 71 novos casos da Covid-19. Os casos foram registrados em Alvorada (01), Araguaína (31), Araguatins (04), Axixá do Tocantins (02), Cariri do Tocantins (03), Cristalândia (01), Figueirópolis (01), Gurupi (03), Marilândia do Tocantins (02), Palmas (17), Paraíso do Tocantins (01), Tocantinópolis (01) e Wanderlândia (02). Desta forma, hoje o Tocantins contabiliza 494 casos confirmados da doença.

 

Confira abaixo detalhes sobre os novos casos:

 

Novos casos positivos por faixa etária:  0 a 09 anos: 03; 10 a 19 anos: 05;  20 a 39 anos: 36; 

 

Perfil dos exames realizados:  Lacen: 60 positivos/ de 275 testes realizados; Testes rápidos: 11; 

 

Observações

 

Atualmente, o Tocantins contabiliza nove óbitos, 77 casos recuperados e 408 pacientes ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar.

 

O caso notificado para o município de Filadélfia foi retirado após investigação e análises dos testes realizados junto com laudo médico, definiu-se pela exclusão do caso para Covid-19, confirmando para outra hipótese de diagnóstico.

 

Darcinópolis contabiliza novo caso, após correção de endereço de residência que estava para outro Estado, agora sendo registrado na cidade.

 

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios no dia anterior. Todas as informações que constam no Boletim são provenientes dos Sistemas Oficiais do Ministério da Saúde alimentados pelos Municípios – Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) para amostras do Lacen e o E-SUS VE, que é a ferramenta de registro de notificação de casos suspeitos do Novo Coronavírus – Covid-19.

 

Caso confirmado de outro Estado

 

No balanço parcial da ação simultânea para realização de testes rápidos em caminhoneiros, nos dias 6 e 7 de maio, foram apresentados a realização de 148 testes com oito (08) confirmações para Covid-19, de residentes dos estados do Pará, Goiás, Bahia e Pernambuco.

 

O Estado possui uma plataforma onde todos podem acompanhar os números da Covid-19 no Tocantins. 

 

Palmas 

 

A Capital do Estado somou mais 19 diagnósticos positivos de Covid-19, elevando para 143 o número de casos confirmados. Considerando o período de uma semana, Palmas obteve 77 confirmações a mais, sendo que nos dois últimos dias houve 37 novos casos. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Palmas, a causa pode ser o relaxamento das medidas de prevenção por parte da população na semana anterior, que resultou no aumento brusco dos casos. Aglomerações em comércios, reuniões e contatos sociais sem os devidos cuidados tendem a aumentar o número de infectados.

 


A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedurs) e da Vigilância Sanitária Municipal, está realizando ações diárias de fiscalização para averiguar o cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19, impostas pelos decretos municipais.

 


Apesar deste trabalho de fiscalização e educação, a Prefeitura reforça que cabe à população e a empresários de todos os segmentos se atentarem para a necessidade do esforço coletivo que resultará na redução do número de casos de infecção por Covid-19 na Capital.

 


Os dados do Boletim Epidemiológico foram atualizados às 11 horas desta sexta-feira, dia 08, pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), que contabilizou 2.335 notificações de síndromes gripais, sendo descartados 861 casos e 37 pessoas são consideradas recuperadas.

 


Acesse o Boletim. A evolução sobre a pandemia também pode ser acompanhada no Painel Epidemiológico de Palmas. Clique e acesse.

 

Gurupi 

 

O Comitê Gestor de prevenção ao coronavírus em Gurupi informou que até às 11h desta sexta-feira, 8, foram confirmados mais 3 novos casos de Covid-19. Sendo dois homens, de 55 e 51 anos de idade, e uma mulher de 29. O homem de 55 anos é caminhoneiro. O de 51 é vendedor externo e tem histórico de viagem recente para o município de Araguaína. A Mulher é profissional da saúde e trabalha em uma cidade vizinha. Todos são residentes de Gurupi e estão em isolamento domiciliar, pois apresentam sintomas leves da doença.

 

04 pacientes do quadro de confirmados estão curados, sendo homens, de 37, 39, 41 e 58 anos de idade. Com isso Gurupi chega a 22 casos confirmados da doença, sendo que 04 destes já estão curados.

 

Também foram realizados mais 07 testes SWAB pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em seis homens, de 11, 33, 44, 57, 60 e 68 anos de idade, e uma mulher de 56. O Centro de Triagem realizou 01 teste SWAB em uma mulher de 32 anos de idade. Foi informado também mais 01 teste SWAB realizado por hospital da rede privada, sendo um homem de 38 anos de idade.

 

Todos os casos suspeitos estão em isolamento domiciliar sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica e aguardam o resultado dos testes enviados ao Laboratório Central do Estado – LACEN.

 

Dos 18 casos suspeitos informados no boletim anterior a este, 16 tiveram resultado negativo. O Centro de Triagem fez mais 36 testes rápidos. Todos testaram negativo para a doença. Com isso Gurupi chega a 252 casos descartados e 11 suspeitos, que aguardam o resultado pelo LACEN.

 

Colinas 

 

A Prefeitura de Colinas, por meio da Secretaria de Saúde registrou, na noite desta quinta-feira, 7, mais um caso de covid-19, totalizando agora, para o município quatro casos e cinco com notificações para outros Estados. O paciente é do sexo masculino, de 31 anos,  é do setor de trasportes e nos últimos dias teve contato com caminhoneiros, mas não sabe ainda a causa do contágio.  O homem encontra-se em isolamento, na residência.


Os outros casos, registrados anteriormente são de mais três homens, de 27, 29 e 48 anos, ambos estão em isolamento social, em casa, com quadro estável. Também testaram positivo, cinco caminhoneiros. O primeiro contabilizado para Goiás, três para o Pará e um para o Maranhão.



A Secretaria de Saúde do Município está acompanhado todos os casos confirmados, realizando monitoramento e dando toda a assistência necessária neste momento aos pacientes e familiares.

 

Paraíso do Tocantins

 

De acordo com boletim epidemiológico estadual divulgado na noite desta quinta-feira, 7, Paraíso do Tocantins tem um novo caso confirmado de covid-19. Trata-se de uma mulher de 46 anos.

 

Com o novo caso, o município contabiliza 09 casos confirmados do novo coronavírus, sendo estes são 06 do sexo feminino e 2 do sexo masculino, as idades estão entre 18 e 57 anos. Os dados citados se reflete aos seguintes bairros da cidade,  com alastramento do vírus: 01 - Centro, 02 - Jardim Paulista, 01 - Serrano I, 01 - Pouso Alegre, e 02 - Setor Oeste e agora 01-Chapadão.

 

Dentre estes confirmados de coronavírus há um caso, de pessoa residentes da cidade, em que foi testado e o óbito, ocorreram em Goiânia – GO.

 

 

 

Comentários (0)