Bom Dia Brasil exibe reportagem sobre ratos no HRA; Alexandre Garcia faz comentários

Vídeos que circularam nas redes mostram vários ratos nas dependências do Hospital Regional de Araguaína

Ratos foram flagrados por pacientes e acompanhantes no HRA
Descrição: Ratos foram flagrados por pacientes e acompanhantes no HRA Crédito: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 19, o Tocantins foi assunto no telejornal nacional matutino da Rede Globo, o Bom Dia Brasil. O noticiário exibiu uma matéria sobre os ratos flagrados circulando pelo Hospital Regional de Araguaína (HRA). Antes de exibir a matéria, o âncora Chico Pinheiro lembrou que o HRA foi notícia, em abril deste ano, sobre o episódio do acúmulo de lixo depois de a empresa tercerizada deixar de realizar o recolhimento por falta de pagamento. "Parecia um lixão", disse o jornalista. 

 

Após a exibição da reportagem, a jornalista Ana Paula Araújo comentou que “higiene é o mínimo que se espera de um hospital”, e logo em seguida o comentarista Alexandre Garcia explanou sobre o caso.

 

“Uma vez visitei uma fábrica de automóveis na Alemanha. A primeira observação que fiz foi que estava absolutamente limpa, bem mais que muitos hospitais brasileiros. Em Araguaína é rato e lixo, na capital (Brasília) já apareceu escorpião no berçário e não foi uma vez só”, disse Alexandre Garcia ao fazer comparações entre os dois hospitais públicos.

 

O comentarista segue dizendo que se há sujeira macro, que só os olhos da autoridade não veem, mas que os nossos veem, “há grande possibilidade de haver sujeira micro que os olhos não veem e que causam infecção e que contaminam. Atrás de uma sujeira de qualquer tamanho, há sempre uma questão administrativa mal feita, mal resolvida, mal prevenida ou mal acabada”, afirmou.

 

Alexandre Garcia explana, também, sobre as possíveis causas do problema. “Terceirização que não foi paga, o contrato de manutenção que não foi renovado, os serviços gerais que não foram gerenciados como deveria. Olha que essa história que a gente está mostrando não é lixo qualquer não, é lixo de hospital”.

 

Em nota enviada ao T1, ontem, 18, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que mantém contrato regular com empresa especializada para desinfestação e controle de pragas no Hospital Regional de Araguaína. “A empresa Desinfeta Serviços está na unidade desde o dia 7 de setembro realizando os trabalhos”. Sobre o recolhimento do lixo, a direção do hospital ressaltou que “o mesmo deve ser recolhido pelo menos duas vezes ao dia, levado para depósito de resíduos infectante e acondicionado em galões, tampados para a empresa terceirizada fazer a coleta posterior. A última coleta aconteceu na quinta feira (13/09). Após a coleta, o local é lavado e higienizado”. A SES ressaltou, também, que a Direção da Unidade já cobrou mais eficiência para as equipes de limpeza e higienização e caso seja necessário, irá punir as condutas errôneas.

Comentários (0)