BRK Ambiental adquire aeronaves não tripuladas para expansão do saneamento no Estado

Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) garantem agilidade e eficiência na elaboração de projetos para novas redes de esgoto sanitário.

Imagem registrada pela aeronave
Descrição: Imagem registrada pela aeronave Crédito: Divulgação

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento em 47 municípios do Tocantins, investe na utilização de tecnologia aérea para avançar com a universalização do saneamento no Estado. Essa inovação permite rapidez na produção de projetos para implantação de novas redes de esgoto.

 

Os levantamentos topográficos das áreas eram feitos pelo método tradicional com o uso de aeronaves, essa técnica demandava um grande prazo e um custo alto para elaboração. Esse era um obstáculo que a BRK Ambiental conseguiu enfrentar através de inovação e investimento. A empresa investiu R$ 175 mil no uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e computadores de alto desempenho, para a realização de projetos de cobertura do serviço de tratamento de esgoto no Tocantins.

 

O processamento das imagens obtidas pelas aeronaves permite montar uma planta georreferenciada, considerando todos os ângulos e limites do terreno. É uma opção mais ágil e eficiente, que gerou uma economia em torno de 1,4 milhões de reais para a companhia, e permitiu cobrir áreas de difícil acesso, como conta Wesley Adonai, engenheiro da BRK Ambiental e responsável pela implantação da tecnologia no Estado.

 

“Antes, era preciso enviar diversas equipes para campo em municípios distantes, levando até mesmo meses para ser completado, um desafio que foi simplificado e no momento caminha em ritmo acelerado pois já estamos produzindo diversos projetos”, explica Adonai​.

O município de Xambioá, por exemplo, foi uma das cidades já mapeadas e está na fase de elaboração do projeto de implantação das redes de esgoto. O levantamento aerotopográfico permite preservar os recursos, a estabilidade geológica e a biodiversidade do terreno, além de proporcionar segurança à equipe, pois não é necessário percorrer toda a área.

 

Todos os trabalhos com drone são feitos com as devidas autorizações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável por regulamentar a utilização dessa tecnologia de forma segura no espaço aéreo.

 

“A BRK Ambiental possui o compromisso de universalizar os serviços de saneamento nos municípios em que atua no Tocantins. Buscamos constantemente tecnologias inovadoras e equipamentos que nos ajudem a cumprir com esse compromisso de ampliar os indicadores de cobertura do esgotamento sanitário”, explica Rodrigo Lacerda, diretor operacional da BRK Ambiental no Tocantins e Pará.

 

Até 2025 a BRK Ambiental vai investir mais de R$ 1 bilhão de reais em obras de água e esgoto no Tocantins, através de infraestrutura moderna e equipamentos de ponta. A empresa investe no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua.

Comentários (0)